A alfabetização se inicia muito antes do ensino fundamental. Essa afirmação inclusive é a justificativa para a obrigatoriedade da escolarização a partir dos 4 anos no Brasil. A criança antes de aprender a dominar o código cultural da leitura e escrita precisa desenvolver habilidades neuropsicomotoras de forma adequada para que o processo de alfabetização aconteça conforme esperado. Considerando, então os pré-requisitos para aquisição da leitura e da escrita, considere (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
I. O esquema corporal corresponde a habilidade de reconhecer o corpo como unidade integral e em movimento, permitindo que a mesma se tome como ponto de referência no processo de distinção entre sujeitos e objetos. O comprometimento da aquisição do esquema corporal pode reverberar na expressão de limites na hora da escrita, bem como no domínio do movimento corporal.
II. O fato da criança não saber distinguir direita e esquerda denota falha na lateralidade. Comum em crianças canhotas, a dificuldade de não lateralização pode ser verificada com clareza no processo de escrita das crianças. Como a mesma não domina direita e esquerda a grafia das letras não é legível, pois não obedecem a posição que a letra precisa ter para ser representada graficamente. Comum confundir p com d, por exemplo.
III. A coordenação visomotora corresponde a integração entre movimentos gerais e específicos do corpo com a visão. Esta habilidade requer treino principalmente no que tange a leitura e escrita, pois o movimento ocular da esquerda para direita, sentido da leitura e escrita ocidental, não é um movimento natural, bem como a coordenação de ler e escrever seguindo este sentido.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
F, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
F, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A alternativa 3 está correta.
O fato da criança ser canhota não interfere nesse processo de coordenação.
Junto da linguagem verbal, a linguagem corporal tem total importância no processo de construção do conhecimento e deve ser utilizada desde a educação infantil.
A linguagem corporal auxilia o aluno na expressão, na formação das linguagens do corpo, podendo ser através da brincadeira, da dança, da atuação ou de elementos que além de contribuir para a comunicação corporal fortalecem os laços de socialização entre os colegas de classe.
Perguntas interessantes