A Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna) é uma metáfora escrita por Platão em seu livro A República. Nele, o filósofo utiliza seu mestre, Sócrates, como personagem responsável por narrar a vida de um prisioneiro criado no fundo de uma caverna.Um dia, esse prisioneiro liberta-se das correntes que o aprisiona e percorre o caminho da saída da caverna. Ele contempla o mundo real fora da caverna e descobre que tudo o que vivera era falso, o que acreditava ser verdade, não passavam se sombras projetadas no fundo da caverna. A metáfora escrita por Platão cumpre um sentido didático para ensinar que:
(a) As sociedades antigas eram hostis e aprisionavam os cidadãos em cavernas.
(b)A filosofia é responsável pelo aprisionamento da mente.
(c) O verdadeiro conhecimento surge da libertação das correntes dos preconceitos e das opiniões.
(d) O verdadeiro conhecimento se dá pela autoridade, aquilo que os filósofos dizem é a representação da verdade.
Soluções para a tarefa
O mito da caverna é uma metáfora que Platão utilizou para nós mostrar que só podemos ter conhecimento se sairmos da nossa zona de conforto, portanto, a alternativa correta é letra C.
Assim, podemos dizer que todos nós temos que sair da nossa zona de conforto e ir conhecer outras culturas, outros pensamentos, outras crenças.
Temos que nós libertar da prisão fechada que é a nossa mente e ir atrás de coisas que nós renovem e faça a gente ver o mundo de maneira diferente.
O conhecimento só poderá ser alcançado assim.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9421828
A metáfora da Alegoria da Caverna representa um ensinamento de que a verdade liberta o homem das convicções sociais e das opiniões perante as coisas no mundo.
O que é o Mito da Caverna para Platão?
- O Mito da Caverna traz a ideia de verdade e ilusão.
- Para Platão, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.
- A caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.
- A matéria e o senso comum impedem que o homem conheça a verdade de fato, pois o corpo aprisiona a alma e a distancia da Inteligência. Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade.
Saiba mais sobre o Mito da Caverna em: brainly.com.br/tarefa/25768162