A águia-de-cabeça-branca (Haliaeetusleucocephalus) é uma águia nativa da América do Norte que se alimenta principalmente de peixes. Sua estratégia de pesca é a seguinte: a águia faz um voo horizontal ligeiramente acima da superfície da água. Quando está próxima, ela se inclina apontando suas garras para a sua presa e, com uma precisão quase infalível, afunda suas garras na água arrebatando sua refeição. Com base nos conhecimentos sobre reflexão e refração da luz e de formação de imagens reais e virtuais, considere as afirmativas a seguir.I. A grande distância, o fenômeno de reflexão interna total impede que o peixe veja a águia.II. À medida que se aproxima, a águia vê a profundidade aparente do peixe aumentar.III. À medida que a águia se aproxima, o peixe vê a altura aparente da águia diminuir.IV. Durante a aproximação, as imagens vistas pela águia e pelo peixe são reais.Assinale a alternativa correta. *
A) Somente as afirmativas I e III são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas II e III são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Resposta:
letra c)
Explicação:
II) PROFUNDIDADE APARENTE:
Como a refração da luz determina uma imagem virtual mais próxima da superfície da água, para um observador que se encontra fora dela, a águia vê o peixe mais próximo. Porém, a medida que ela se aproxima, percebe que a profundidade aparente dele aumenta, tendendo à profundidade real, que é mais abaixo.
III) ALTURA APARENTE:
Agora, como o observador é o peixe, ele vê a imagem virtual da águia mais afastada do que o ponto onde ela realmente está. Ou seja, a altura aparente é maior do que a real. No entanto, à medida que a ave se aproxima, sua altura aparente diminui, uma vez que ela tende à altura real, que é menor.
Perguntas interessantes