Física, perguntado por JasmineZNC, 7 meses atrás

A água tem a densidade de 1 g/cm³ (1000 Kg/m³). Justifique o motivo do ferro maciço afundar em água, cujo a densidade é de 7,8 g/cm³ e um navio com 225 mil toneladas (225000000 kg) conseguir boiar.

Soluções para a tarefa

Respondido por bethinasantoscavalca
2

Resposta:

Para tentar responder a essa pergunta, vamos calcular a densidade da água. Antes disso, precisamos determinar experimentalmente o volume e a massa de uma ou mais amostras desse líquido.

Exemplos de resultados dessas determinações são:

1 cm3 de água tem massa 1 g;

2 cm3 de água têm massa 2 g;

100 cm3 de água têm massa 100 g;

1.000 cm3 de água têm massa 1.000 g.

Com esses dados chegamos a:

Assim, comparando os valores de densidades:

dágua = 1 g/cm3 , dcortiça = 0,32g/cm3 , dchumbo = 11,3 g/cm3

Concluímos que: dcortiça < dágua< dchumbo

Densidade e flutuação

O resultado a que chegamos (dcortiça < dágua < dchumbo) sugere que a cortiça flutua na água, pois é menos densa que esta; e que o chumbo afunda. pois é mais denso que esse líquido. De fato, muitas evidências experimentais permitiram aos cientistas concluírem que essa afirmação é verdadeira.

A combinação entre as densidades permite prever se um corpo irá afundar ou flutuar em certo líquido. Imagine por exemplo, que uma bolinha de gude (d = 2,7 g /cm3) e um pedaço de isopor (d = 0,03 g/cm3) sejam colocados num frasco com azeite de oliva (d= 0,92g/cm3).

Explicação:

então no caso pesquisa quanto a densidade do ferro maciço e do navio, no caso quando é pesado tipo muito pesado ele consegue boiar quando deixa o peso dele pra cada lado tipo

,o navio bóia pq o peso dele de 225 toneladas dividiu pra cada lado,se vc pega no ferro não tem como tendeu vc joga ele de qualquer jeito aí vai com bastante força e aí não bóia, já o navio ele já fica na água ele não sai de jeito nenhum...e aliás fizeram ele tudo certinho pra poder boiar.

espero ter ajudado Bons estudos!


JasmineZNC: Muito obrigada mesmo ♥️
bethinasantoscavalca: de nada flor
Perguntas interessantes