A água oxigenada. é uma mistura homogênea de água e peróxido de hidrogênio. Ela é comercializada em frascos opacos porque o peróxido de hidrogênio sofre fotólise de acordo com a reação
2H2O2H2O2(aq) →luz→luz 2H2OH2O(l) + O2O2(g).
Uma amostra dessa solução foi colocada sobre o prato de uma balança em um recipiente de vidro transparente aberto e exposto à luz. Passados alguns instantes, observou-se um decréscimo do valor da massa em relação ao valor inicial.
Esse decréscimo corresponde à massa de
a) água líquida formada.
b) gás oxigênio liberado.
c) solução líquida residual.
d) vapor d’água absorvido.
Soluções para a tarefa
O decréscimo de massa da água oxigena exposta à luz corresponde à massa de gás oxigênio liberado, conforme alternativa b.
A água oxigenada (também chamada de peróxido de hidrogênio, com fórmula molecular H₂O₂) é vendida em frascos opacos, pois ela se decompõe em contato com a luz (processo chamado de fotólise) de acordo com a reação :
2 H₂O₂ (aq) + luz → 2 H₂O(l) + O₂(g)
Portanto, ao deixarmos uma amostra dessa solução em um recipiente aberto e exposto à luz, sobre uma balança, poderemos observar diminuição da massa em relação ao valor inicial.
Pela equação, podemos observar que a água oxigenada (fórmula: H₂O₂) irá transformar-se em água comum (fórmula: H₂O) e liberar bolhas de gás oxigênio (fórmula: O₂).
Como o sistema é aberto, o gás oxigênio irá para a atmosfera o que ocasiona a diminuição da massa final em comparação com a massa inicial.
Por isso, podemos afirmar que esse decréscimo corresponde à massa de gás oxigênio liberado, conforme a segunda alternativa.
Espero ter ajudado!