A água ferve em um valor específico ao nível do mar. E no alto da montanha o que acontece? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma vez o líquido entra em ebulição quando supera a pressão atmosférica, esse valor de ebulição da água abaixa, pois ao subir a montanha, a coluna de ar diminui, ou seja, há uma menor pressão sobre o líquido, sendo mais facilmente atingida pelo líquido.
Por ex.: no nível do mar, a água precisa atingir 1 atm para ebulir, e ela atinge esse valor à 100 graus, mas no Everest, a pressão é menor do que no nível do mar, com isso, ela precisa de uma menor temperatura para atingi-la.
A água entra em ebulição quando a sua pressão de vapor se iguala com a pressão à qual está submetida.
Ao fornecer calor à água, ou seja, ferver, as moléculas no estado líquido passam para o estado gasoso e assim podem se desprender do líquido, independente de sua posição no recipiente (no meio, fundo ou superfície).
A temperatura de ebulição da água no nível do mar, ou seja, a temperatura na qual a pressão de vapor se iguala à pressão de vapor no nível do mar é de 100 ºC.
Isto é, todo o líquido precisa estar a 100ºC para que a água entre em ebulição.
Em uma montanha, a quantidade de ar - ou a coluna de ar acima de você - é menor. Portanto, a pressão atmosférica e menor e consequentemente a pressão de vapor da água nessa ambiente é menor.
Desse modo, a temperatura de ebulição será menor, e a água ferverá a uma temperatura menor que 100ºC.