Biologia, perguntado por KawaiiFoxLilly, 1 ano atrás

A água é digerida no sistema digestivo?

Soluções para a tarefa

Respondido por dudinhafree628
0

Resposta:

Explicação:

NotíciasOpiniãoServiçosCinemaAgendaClassificadosPOPEdição Digital

Saúde

Conheça o ciclo da água no corpo humano

por Marcelo de Souza

10/02/2008 - 07h00

O ato de beber água representa muito mais do que matar a sede. Quando o cérebro dá o sinal de alerta para o corpo, o indivíduo ingere a quantidade de água necessária para seu organismo. A partir daí, as moléculas de H2O, como uma cascata, descem pelo esôfago e deságuam no estômago. Literalmente.

Até aqui poucas delas já se infiltraram no sangue. Só vão ser absorvidas mesmo no próximo estágio dessa jornada, o intestino delgado. É por meio da mucosa que reveste esse órgão que o líquido penetra para seguir o fluxo da correnteza. A partir daí, as moléculas de H2O pegam carona no sangue, que, por sinal, tem 83% do líquido em sua composição e podem chegar a cada célula, sem barreiras

As células vivem num meio composto basicamente por água e sais. Mas dois terços da água do nosso organismo estão dentro delas. Só o restante fica no chamado compartimento extracelular, ou seja, no plasma sangüíneo e no líquido intersticial. Interstício é o arcabouço de sustentação das células, que é preenchido por uma substância aquosa.

O corpo humano não é capaz de armazenar a água. Por isso um número incontável de moléculas de H2O ganha o organismo e depois vai embora. O excedente se une às substâncias produzidas pelo metabolismo que não são aproveitadas, como a uréia e a creatinina, e desemboca novamente na corrente sangüínea. Então uma dupla poderosa entra em ação: os rins, que filtram diariamente o equivalente a 180 litros de sangue. Eles capturam o excedente de H2O e também os resíduos resultantes do trabalho das células. Esse par de órgãos é responsável ainda pelo equilíbrio de sódio e potássio do nosso corpo.

Quase todo esse volume filtrado, é claro, retorna à circulação. O que é retido se transforma em matéria-prima da urina. Quanto às moléculas de água que se dirigiram para a pele, elas não podem ficar lá para sempre. O líquido está sempre sendo absorvido, mas chega uma hora em que precisa dar adeus ao corpo. Isso pode acontecer de três maneiras: pelo suor, pela evaporação ou retomando a corrente sangüínea, pela urina.

Dos cálices renais, a urina segue para o ureter, um tubo de 25 cm que a leva até a bexiga. Lá o líquido é armazenado até receber a mensagem de que precisa ser eliminado. E então é empurrado para a uretra, canal por onde será mandado para fora do corpo.

Perguntas interessantes