A água é considerada um solvente universal, é a substância mais abundante nos sistemas vivos e é fundamental para a sobrevivência deles. A água é um dos principais componentes da maioria dos alimentos, pode ser benéfica, proporcionando caraterísticas sensoriais, auxiliando no processamento de alimentos, entre outros, ou pode ser prejudicial, pois está envolvida com o crescimento microbiológico, reações químicas e bioquímicas indesejáveis
Soluções para a tarefa
Podemos dizer que no total há sete estados físicos da matéria, sendo eles: sólido, líquido, gasoso, plasma, condensado, gás fermiônico e super fluído. Já as mudanças de estado físico são classificadas em 5: condensação ou liquefação, solidificação, fusão e vaporização.
Abaixo vamos citar as características de cada estado físico, e explicaremos como são feitas as mudanças de estado físico da matéria.
Conhecendo os sete estados físicos da matéria
- Sólido: Neste estado, as moléculas ficam próximas uma, às outras.
- Liquido: Neste estado, ao contrário do anterior, as moléculas estão agitadas e afastadas uma das outras.
- Gasoso: Um material sem forma e sem volume definido, podendo se expandir devido à energia cinética elevada.
- Plasma: Trata-se de um estado físico onde as partículas estão muito energizadas.
- Condensado: Possui características de um superfluido (fluido sem viscosidade e alta condutividade elétrica) e tem sido usado em estudos quânticos para investigar os buracos negros e o paradoxo de partículas-ondas.
- Gás fermiônico: Suas características se assemelham ao do estado sólido e líquido, além disso, ele pode ser encontrado em temperaturas próximas de zero.
- Super fluído: Já o super fluído é um feixe de luz que consegue transportar grande quantidade de energia por meio de um feixe de luz. Ele também pode gerar raios de laser potente.
As 5 mudanças de estado físico da matéria
As mudanças de estado físico da matéria ocorrem devido à perda ou o ganho de energia, abaixo citaremos os mais conhecidos:
- Fusão: É quando a matéria passa do estado sólido para o líquido.
- Vaporização: É quando o líquido através da ebulição, evaporação ou calefação passa do estado líquido para o gasoso.
- Liquefação ou condensação: É a passagem do estado gasoso para o líquido.
- Solidificação: Passagem do estado líquido para o sólido.
- Sublimação: Passagem do estado sólido para o estado gasoso ou vice-versa.
Enunciado completo
A água é considerada um solvente universal, é a substância mais abundante nos sistemas vivos e é fundamental para a sobrevivência deles. A água é um dos principais componentes da maioria dos alimentos, pode ser benéfica, proporcionando caraterísticas sensoriais, auxiliando no processamento de alimentos, entre outros, ou pode ser prejudicial, pois está envolvida com o crescimento microbiológico, reações químicas e bioquímicas indesejáveis.
A água, como diversas outras matérias podem apresentar diferentes estados físicos, que são as diferentes formas que uma substância química pode se apresentar na natureza. Esses estados físicos podem variar de acordo com a temperatura em que a água é submetida. Diante do exposto, cite os estados físicos da matéria e quais são suas formas de mudança de um estado físico para o outro.
Saiba mais sobre estado físico da matéria em:https://brainly.com.br/tarefa/44358950
#SPJ4