A água coletada de represas e barragens não possuem os parâmetros de potabilidade. sabendo disso, quais seriam os processos físicos e químicos que a tornaria potável?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Toda a água que consumimos vem de rios, represas e barragens. No entanto, para que ela possa ser distribuída para as nossas casas, ela precisa passar por alguns processos, que irão torná-la apropriada para o nosso consumo (potável).
As principais etapas do processo de tratamento da água são:
- Filtração Inicial
Esta etapa permite que componentes como galhos, pneus, troncos e outros tipos de resíduos sólidos volumosos possam ser retidos.
- Segunda filtração
Nesta segunda filtração, são retidas outros tipos de componentes um pouco maiores, e a água passa para a etapa seguinte um pouco mais limpa, mas ainda sim longe de estar própria para consumo humano.
- Coagulação
São adicionadas à água substâncias coagulantes como o hidróxido férrico, de alumínio ou o cloreto de ferro. Estas substâncias permitem que as partículas poluentes de médio e pequeno tamanho presentes na água se agrupem em pesados blocos.
- Decantação
Nesta etapa, a água é colocada em repouso e, sob ação da substância, pesados blocos de sujidades descem para o fundo do tanque, tornando a água sobrenadante quase limpa.
- Terceira filtração
A água passa por uma terceira filtração, com o intuito de retirar da água quaisquer materiais que possam ter passado pelo primeiro e pelo segundo filtro.
- Desinfecção
Esta é a penúltima etapa do tratamento em si, e nela são adicionados compostos clorados, par que quaisquer microorganismos presentes na água sejam desintegrados. (Bactérias, fungos, protozoários, etc).
- Fluoretação
Por último, são adicionadas pequenas quantidades de flúor na água, por dois principais motivos: prevenção básica para o surgimento de cáries e eliminação adicional de microorganismos.
A água é então periodicamente analisada e distribuída para as nossas casas, já apresentando a potabilidade.