Geografia, perguntado por slax, 6 meses atrás

A agricultura familiar, na América Latina, aponta um elenco de elementos que evidencia sua heterogeneidade. Dentre eles são destacados alguns, que refletem, presumidamente, a realidade gaúcha.


I. Terras muito iguais, com solos de boa qualidade, relevos planos ou montanhosos, de difícil acesso.
II. Disparidades na capacidade de ocupação da mão de obra familiar e de satisfação das necessidades básicas do grupo familiar.
III. Capacidade de reprodução semelhante às unidades de produção, ou seja, as propriedades alcançam desenvolvimento e reproduzem na mesma escala de produção.
IV. Graus diferenciados de integração aos mercados, isto é,agricultores total ou parcialmente integrados frequentemente com a agroindústria e os que só logram produzir para o autoconsumo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pyetra541536
0

Resposta:No espaço rural (caracterizado por ser oposto ao espaço urbano) as propriedades são formadas por um imóvel e seu terreno (diferente das cidades onde cada vez mais “propriedade” corresponde a um imóvel) e podem receber diferentes nomenclaturas também de acordo com as atividades produtivas nela realizadas.  

A noção de tamanho de uma propriedade pode também estar ligada à maneira produtiva com que se utiliza esse espaço, onde uma propriedade de extensão não muito grande pode ser classificada como “grande propriedade” devido ao seu uso e sua ligação com a economia e o comercio de centros urbanos.

 

No exercício, podemos classificar as propriedades de maneira simples para termos noção dos extremos conceituais classificatórios, mas na realidade, a separação não é tão simples e exata assim.

 

a)      Na primeira foto temos uma pequena propriedade, cuja finalidade é o próprio sustento. Mas  pequenos excedentes podem ser gerados e comercializados ou trocados.Na segunda foto temos uma grande propriedade, cuja finalidade é produzir para atender ao mercado, principalmente o de exportação.

b)      Nas pequenas propriedades as técnicas empregadas são consideradas “rústicas”, sem grandes reflexões sobre eles, sem grandes inovações nas maneiras de plantar ou no aumento da produção. Diferentemente do outro tipo de propriedades, onde a inovação e a racionalização do processo de produção são altamente presentes, inclusive com investimentos em pesquisas para que sejam desenvolvidos novas técnicas e processos para potencializar a produção]. Buscam - se as tecnicas mais modernas para produzir.

c)       Como as pequenas propriedades costumam estar ligadas à agricultura familiar e pessoas em seu entorno – a própria família que vive naquela propriedade é responsável por produzir naquela terra – são esses que fornecem seu trabalho para produção. Nas grandes propriedades, como o intuito é produzir o máximo possível para que assim se obtenha o máximo ganho, a tecnologia é peça chave na produção. Sem ela, o valor gasto com mão-de-obra seria altíssimo. Como as maquinas não podem fazer tudo, ainda há a contratação de pessoas para realizarem algumas etapas do processo, mas que ainda é altamente mecanizado. (trabalho assalariado)  

(Existem muitos casos cujos trabalhadores podem não ter suas relações esclarecidas e seus direitos como trabalhador respeitados, ocasionando relações qualificadas como “escravidão moderna”.)

Explicação:

Perguntas interessantes