A agricultura, a pecuária e as indústrias dependem da água para obterem seus produtos e a falta desse recurso gera desemprego e aumento do preço no produto final. A falta de água produz um efeito dominó, afetando a população, a natureza e a economia.
Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. Pressupõe a valorização da água em função da sua natureza renovável e fluida. O mau uso dos recursos hídricos põe em risco a vida de todos os seres vivos e afeta diretamente diversas atividades humanas. Além disso, o aquecimento global vem alterando o ciclo hidrológico do planeta e, consequentemente, os padrões de chuvas nas cidades e no campo, agravando ainda mais as mudanças climáticas.
As águas subterrâneas são recursos naturais importantes para o meio ambiente, pois auxiliam na manutenção da umidade do solo, garantem o fluxo dos cursos d’água e também servem para uso humano. É por isso que conhecer e proteger as fontes de água subterrânea é tão importante.
O Brasil é o país mais rico do mundo em recursos hídricos, onde se encontra mais de 12% de toda a água doce do planeta. Porém, esse recurso é distribuído de modo irregular, onde 80% da água doce do país está disponível na Amazônia onde temos o maior rio do mundo – o Amazonas – em contrapartida, regiões mais populosas, como o Sudeste, não há tanta disponibilidade desse recurso. O Brasil também possui o maior reservatório de água subterrânea do mundo – o Sistema Aquífero Guarani, que representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta e ocupa uma área de 1,2 milhões de km2.
A ação do homem vem causando danos à preservação da água. Seja por contaminação de rios, lagos e represas, ou pelo uso irrestrito e desnecessário desse recurso.
É comum se pensar que a preservação e o uso consciente da água deve partir apenas do governo ou das empresas e indústrias, que são os maiores poluidores. Mas a população também pode ajudar com atitudes simples e mudanças de hábitos:
Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. Deixá-la aberta durante todo o processo desperdiça mais de 100 L de água.
Evite banhos demorados. E só abra o chuveiro após ter tirado toda a roupa.
Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
Jamais jogue o óleo utilizado nas pias! Coloque-o em garrafa plástica bem tampada e jogue-os no lixo. Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água.
Ao lavar o carro, utilize balde ao invés da mangueira; use vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada.
Não jogue lixo em rios e lagos.
Educar e conscientizar as novas gerações sobre a importância de se preservar os recursos hídricos são ações fundamentais para se garantir a sobrevivência dos nossos rios e de todas as formas de vida na terra.
Aqui na Demolidora Solum contamos com uma equipe especializada para realizar seus serviços com segurança e eficiência, preocupando sempre com o meio ambiente.
Atividades;
01-Com base no texto acima escreva o que você pensa sobre a importância de preservar os recursos hídricos:
hosmara1835:
Alguém me ajuda
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
As águas subterrâneas são recursos naturais importantes para o meio ambiente, pois auxiliam na manutenção da umidade do solo, garantem o fluxo dos cursos d'água e também servem para uso humano.
A) 4 000 m²
B) 4 900 m²
C) 5 000 m²
D) 5 100 m²
3) Calcule a diferença entre o quadrado de 5 e a raiz quadrada de 25.
A) 10
B) 15
C) 20
D) 25
4) Indique os dois números naturais consecutivos entre os quais se situa a raiz cúbica do número 729.
A) 8 e 10
B) 9 e 11
C) 10 e 12
D) 11 e 13
5) Determine a medida da aresta de um cubo a partir da medida do seu volume, V = 1 331 cm³.
A) 10
B) 11
C) 12
D) 13
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás