A agressão e a conquista da França Revolucionária e da França Napoleônica ameaçavam a comunidade comercial que a Inglaterra tinha se esforçado para criar por cinquenta anos. Apenas depois da derrota pelos franceses, Prússia, Áustria, Rússia, Portugal e Espanha assinaram tratados com a França, que fizeram com que aquiescessem* ao Bloqueio Continental.JESUS, Diego Santos Vieira de. Era das Frustrações: as relações entre as grandes potências europeias e os legados para as relações internacionais (1713-1815). In: Conjuntura Global, Vol. 4, n. 1, jan./abr., 2015, pp. 47-65.Glossário*Aquiescessem: Demonstrar concordância; anuir, consentir. O trecho acima contextualiza o estabelecimento do BLOQUEIO CONTINENTAL, no ano de 1806, que tinha o intuito de: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O bloqueio continental foi imposto por Napoleão no ano de 1806, depois da confederação de Reno tomada do rei da Prússia, para que toda a Europa continental fechassem seus portos para qualquer embarcação inglesa impedindo seu comércio com a grande potencia que estava no seu auge da Revolução Industrial criando assim uma crise econômica.
Essa medida foi imposta devido a batalha de Trafalgar, entre França e Inglaterra, onde os franceses perderam.
No contexto histórico vemos que esse bloqueio não foi bem sucedido pois tivemos alguns exemplos de países, como a Rússia, que mesmo tendo aceito a aderir a esse bloqueio no Tratado de Tilsit, foi incapaz de compri-lo devido ao sua enorme dependência dos produtos manufaturados ingleses. Esse não comprimento levou a invasão da França em território russo onde fracassaram e a partir desse acontecimento, conhecido como Sexta Coalizão, começa o declino definitivo do império Napoleônico.
Explicação:
Resposta:
O decreto de Berlim tinha a intenção de enfraquecer o comercio inglês proibindo a importação de produtos oriundos do Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda.
espero ter ajudado :)