A Agenda 21 é o principal documento da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, da qual são signatários cerca de 170 países, entre eles o Brasil. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento sustentável calcada em um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazo, inclusive definindo recursos e responsabilidades. Contudo, o não cumprimento da Convenção sobre Mudanças Climáticas, que previa o congelamento das emissões atmosféricas aos níveis de 1990, é uma das evidências do pequeno avanço na implementação da Agenda 21. Durante a Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável ocorrida em Johannesburgo em 2002, a falta de engajamento dos países ricos foi notável, apesar de esses serem responsáveis por aproximadamente 82% das emissões que causam o efeito estufa. Os Estados Unidos, que respondem por 29% dessas emissões, recusaram-se a assinar o Protocolo de Kyoto.
Sobre o tema, é correto afirmar:
A
A proposta de desenvolvimento sustentável da Agenda 21 é inconciliável com o modelo de crescimento predatório baseado na exploração indiscriminada da força de trabalho e dos recursos naturais do planeta.
B
O crescimento econômico dos países periféricos, decorrente da implementação da Agenda 21, beneficia diretamente as multinacionais, dada a possibilidade de ampliarem seus lucros.
C
A adesão dos países periféricos à Agenda 21 inviabiliza a implementação de seus parques industriais, pois são estes países os maiores poluidores do planeta.
D
As metas estabelecidas na Agenda 21 inviabilizam as atividades industriais e, consequentemente, implicam na desestruturação da economia dos países ricos.
E
As atividades que poluem o ambiente e degradam as condições de vida da população são imprescindíveis ao desenvolvimento socioeconômico, daí a ausência de interesse na implementação da Agenda 21.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta: A
Explicação: Positivo disse que é
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás