A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do registro de medicamentos no Brasil. Um medicamento deve passar por várias etapas que comprovem sua segurança, eficácia e qualidade, sendo classificado de acordo com sua especialidade farmacêutica. PRADO, G. Fundamentos de farmacologia aplicada à podologia. Maringá: UniCesumar, 2021. Adaptado. Considerando os tipos de especialidade farmacêuticas, avalie as afirmações: I. Medicamento similar tem o mesmo princípio ativo do referência, assim sendo, substitui um medicamento referência. II. Medicamento referência é aquele que teve o primeiro registro perante ao órgão regulamentador, e tem comercialização exclusiva até fim da sua patente. III. Medicamento genérico tem o mesmo princípio ativo do medicamento referência; substituível ao de referência, pela comprovação de equivalência e bioequivalência; é mais acessível financeiramente. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
As alternativas corretas sobre os medicamentos são as Alternativas II e III, apenas.
As diferenças entre os medicamentos
Os medicamentos possuem diferenças, que são enxergadas principalmente na hora de comprar quando o farmacêutico oferece um medicamento similar ou genérico.
Quando falamos de medicamentos de referência estão nos referindo aos medicamentos "de marca", que tem sua eficácia comprovada cientificamente, e são produtos inovadores, com um primeiro registro na Anvisa.
Nos medicamentos genéricos, temos aqueles com o princípio ativo idêntico ao medicamento de referência, comprovado também pela Anvisa. Porém eles são mais acessíveis do que os primeiros, já que não tem uma marca específica.
Já os medicamentos similares são parecidos também com os de referências, porém apresentam algumas diferenças, sendo: rotulagem, embalagem. Eles só podem substituir um de referência quando testados.
Para saber mais sobre medicamentos clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/24717352
Bons estudos!
#SPJ1