A África só começou a ser ocupada pelas potências europeias exatamente quando a América se tornou independente, quando o antigo sistema colonial ruiu, dando lugar a outras formas de enriquecimento e desenvolvimento das economias mais dinâmicas, que se industrializavam e ampliavam seus mercados consumidores. Nesse momento foi criado um novo tipo de colonialismo, implantado na África a partir do final do século XIX [...]". O “novo tipo de colonialismo” mencionado no texto tem, entre suas características: *
A) a busca de fontes de energia e de matérias-primas pelas potências europeias, associada à realização de expedições científicas de exploração do continente africano.
B) a tentativa das potências europeias de reduzir a hegemonia estadunidense no comércio internacional e retomar a posição de liderança na economia mundial.
C) o esforço de criação de um mercado consumidor global, sem hierarquia política ou prevalecimento comercial de um país ou continente sobre os demais.
D) a aquisição de escravizados pelos mercadores africanos, para ampliar a mão de obra disponível nas colônias remanescentes na América e em ilhas do Oceano Pacífico.
E) o estabelecimento de alianças políticas entre líderes europeus e africanos que favorecessem o avanço militar dos países da Europa ocidental na Primeira Guerra Mundial.
Soluções para a tarefa
letra "a"
Os países capitalistas na Europa queriam conquistar novos territórios para expandir o escoamento de suas produções industriais. Ao mesmo tempo em que precisava de matérias primas, para fornecer as indústrias.
Dentre os produtos que eles queriam como matéria prima o destaque era para o algodão que servia para abastecer as indústrias têxteis e o óleo que também era destinado a mesma indústria.
Os países do continente americano haviam acabado de se tornarem independentes, isso fez as nações europeias buscaram novos territórios na África e Ásia.
É correta a alternativa A, de modo que o "Novo Colonialismo" era, assim como o antigo, uma forma de garantir que os interesses econômicos dos europeus nos recursos disponíveis no continente africano fossem atendidos.
Os europeus buscavam nesta época coisas como carvão mineral e petróleo (que serviriam para abastecer as suas indústrias), mas também coisas como borracha e ferro, necessários para garantir que a industrialização europeia seguisse num ritmo de crescimento constante. Buscavam também metais e pedras preciosas, tais como ouro e diamantes.
Exploravam cruelmente a mão de obra local, tendo a exploração de borracha no Congo, por exemplo, deixado milhões de mortos.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/4726527