ENEM, perguntado por marinaclaraolv, 7 meses atrás

 

A África antes dos europeus

 

           A África é um grande continente e, desde o surgimento dos seres humanos, é habitada por diferentes grupos que se organizaram de acordo com sua cultura.

           O continente africano é considerado o “berço” da humanidade, pois, pelos estudos arqueológicos realizados até hoje, foi nele que o ser humano surgiu e depois se espalhou pelo restante do mundo

           O Egito, sempre visto e admirado em filmes, é um dos grandes impérios da Antiguidade na África. No mesmo período, a Núbia e a Etiópia também eram reinos importantes, onde viviam grupos organizados que moravam em cidades e comercializavam com povos de outras regiões da África e de fora dela.

           No século XV, época das Grandes Navegações, a África passou a ser visitada e explorada por navegadores portugueses e depois por outros grupos de europeus.

           Foi principalmente a partir de 1415 quando os portugueses se estabeleceram em Ceuta – região que fica ao norte da África e faz fronteira com Marrocos -, que o comércio e a exploração de produtos do continente foram intensificados.

           À medida que os portugueses foram conhecendo melhor a África, encontraram grupos organizados em reinos e impérios.

           A partir de então, os portugueses começaram a comercializar ouro, marfim e outras riquezas. Mais tarde, passaram também a comercializar africanos, vendendo-os para terras bem longe da África entre elas, a colônia portuguesa na América: o Brasil.

 

 

Questões

 

1)    Por que o continente africano é considerado o berço da humanidade?

R.

 

 

2)    Como era a África quando os europeus chegaram?

R.

 

 

3)    Como foi a relação comercial de Portugal com os grupos africanos?

R.

 

 

4)    A África é um continente. O que isso significa?

R.

 

 

5)    Com base na definição de continente, é possível falar da África como um espaço uniforme, sem diferenças? Explique.

R.

Soluções para a tarefa

Respondido por jenifferemanuelle85
10

Resposta:

1. A África é considerada o "berço" da humanidade em razão de que o ser humano surgiu naquele continente. Em razão dos fósseis de ancestrais do ser humanos encontrados na África serem muito mais antigos que em qualquer outro lugar do mundo (em vários milhões de anos).

2. A África quando os europeus chegaram era cheia de riquezas e potencial de crescimento.

3. As relações entre Portugueses e os Africanos nos séculos XV e XVI eram sobretudo comerciais, mas a fixação de Portugueses em terras de África e a vinda de Africanos (como escravos) para a Europa e para a América levaram ao aumento de interinfluências culturais.

4. A África é o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Isso acontece porque ela é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich. ... A leste, o continente africano encontra-se banhado pelo Oceano Índico; a oeste, pelo Oceano Atlântico.

5. Não. A África possui um vasto território, mais de mil idiomas e uma grande diversidades cultural e geográfica. É impossível denominar a África como apenas um território uniforme.

Perguntas interessantes