A África antes dos europeus
A África é um grande continente e, desde o surgimento dos seres humanos, é habitada por diferentes grupos que se organizaram de acordo com sua cultura.
O continente africano é considerado o “berço” da humanidade, pois, pelos estudos arqueológicos realizados até hoje, foi nele que o ser humano surgiu e depois se espalhou pelo restante do mundo.
O Egito, sempre visto e admirado em filmes, é um dos grandes impérios da Antiguidade na África. No mesmo período, a Núbia e a Etiópia também eram reinos importantes, onde viviam grupos organizados que moravam em cidades e comercializavam com povos de outras regiões da África e de fora dela.
No século XV, época das Grandes Navegações, a África passou a ser visitada e explorada por navegadores portugueses e depois por outros grupos de europeus.
Foi principalmente a partir de 1415 quando os portugueses se estabeleceram em Ceuta – região que fica ao norte da África e faz fronteira com Marrocos -, que o comércio e a exploração de produtos do continente foram intensificados.
À medida que os portugueses foram conhecendo melhor a África, encontraram grupos organizados em reinos e impérios. A partir de então, os portugueses começaram a comercializar ouro, marfim e outras riquezas. Mais tarde, passaram também a comercializar africanos, vendendo-os para terras bem longe da África entre elas, a colônia portuguesa na América: o Brasil.
Atividades
1-Por que o continente africano é considerado o berço da humanidade?
2-Como era a África quando os europeus chegaram?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A superfície do sol tem a temperatura de 5,5 mil graus Celsius
Perguntas interessantes