Filosofia, perguntado por danielecosol2, 1 ano atrás

“A afirmação "sou brasileiro", na verdade, é parte de uma extensa cadeia de "negações", de expressões negativas de identidade, de diferenças. Por trás da afirmação "sou brasileiro" deve-ser ler: "não sou argentino", "não sou chinês", "não sou japonês" e assim por diante, numa cadeia, neste caso, quase interminável. Admitamos: ficaria muito complicado pronunciar todas essas frases negativas cada vez queeu quisesse fazer uma declaração sobre minha identidade. A gramática nospermite a simplificação de simplesmente dizer "sou brasileiro". Como ocorre em outros casos, a gramática ajuda, mas também esconde. Da mesma forma, as afirmações sobre diferença só fazem sentido se compreendidas em sua relaçãocom as afirmações sobre a identidade. Dizer que "ela é chinesa' significadizer que "ela não é argentina', "ela não é japonesa' etc., incluindo a afirmação de que "ela não é brasileira", isto é, que ela não é o que eu sou. As afirmações sobre diferença também dependem de uma cadeia, em geral oculta, de declarações negativas sobre (outras) identidades. Assim como a identidade depende da diferença, a diferença depende da identidade. Identidade e diferença são, pois, inseparáveis.” ( SILVA,Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, TomazTadeu (org. e trad.). Identidade e diferença. Petrópolis, vozes, 2000)

A partir da leitura do excerto acima e de seus conhecimentos sobre o pensamento antropológico,assinale a alternativa que melhor se refere à interpretação desse texto:
Escolha uma:
a. A identidade é um processo que depende do reconhecimento das características adquiridas por um povo ou uma cultura ao longo de sua história evolutiva.
b. O reconhecimento das diferenças entre culturas se refere também ao reconhecimento das características universais a todos os seres humanos.
c. O pertencimento de um indivíduo a um grupo identitário implica, consequentemente, no processo de classificação de grupos de diferença.
d. O processo de pertencimento a um grupo identitário não depende do reconhecimento de características em comum ao grupo, mas sim dos elementos que diferenciam os indivíduos.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
“Estou usando o conceito de dramatização e drama social inspirado na obra de VictorTurner (..) para, através do estudo sociológico de cerca de 100 casos do “Vocêsabe com quem está falando?”(...) chegar às suas propriedades estruturais,invariantes. A noção de dramatização social é mais do que adequada para talapropriação teórica do meu material empírico, dado que a própria situação a seranaliticamente reconstruída é vista pelos membros da sociedade como um “drama”,uma “cena”, um momento acima – além ou aquém – das rotinas que governam o mundodiário. Depois, conforme indica Turner, o drama social tem como ponto básico aação que rompe com uma norma social vivida de modo quase que automático, etambém o conjunto de ações que desencadeiam os processos compensatórios (ou dealívio). E, no caso em estudo, ambos esses processos capitais dos dramas sociaisestão presentes.” (DA MATTA, Carnavais, Malandros eHerois. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981, p.141)
Seguindo aleitura de Roberto Da Matta para a dramatização do “Você sabe com quem estáfalando?”, podemos dizer que esse termo expressa o “dilema” brasileirodiscutido no livro Carnavais, Malandros eHerois. Que dilema seria esse?
Escolha uma:
a. A afirmação deque a sociedade brasileira é uma democracia racial, já que o preconceito continua velado nas relações interpessoais.
b. A contradição entre os aspectos autoritários e violentos estruturais à sociedade brasileira e a representação desta como uma sociedade harmônica e naturalmente democrática.
c. A contradição entre a pobreza estrutural da sociedade brasileira e a riqueza concentrada nas mãos de alguns personagens com poder.
d. A dramatização da estrutura social desigual em momentos rituais semelhantes, como o carnaval e as paradas cívicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Jai93
8
1) C-. O pertencimento de um indivíduo a um grupo identitário implica, consequentemente, no processo de classificação de grupos de diferença. 

danielecosol2: resposta correta.
Perguntas interessantes