A afinidade eletrônica ou eletroafinidade, que é uma das propriedades periódicas existentes, avalia a quantidade de energia liberada quando um átomo em seu estado fundamental (neutro) recebe um elétron. A equação a seguir representa a afinidade eletrônica:X(g) + e → X-(g) + energia
A afinidade eletrônica é uma propriedade extremamente difícil de ser medida. Muitos elementos não apresentam o valor dela definido experimentalmente e, em alguns casos, essa propriedade é teórica ou foi calculada em função do número atômico. Em outros casos, ela é simplesmente ignorada, como no caso dos gases nobres, que apresentam orbitais completos (ns2 np6) na camada de valência e são muito estáveis.
Existem casos em que o valor da afinidade eletrônica é negativo, o que significa que, ao receber um segundo elétron, o átomo absorve energia, e não a libera (isso ocorre principalmente quando o átomo tornou-se um ânion após receber um primeiro elétron). Veja as equações a seguir que representam esse fato:
O(g) + e- → O-(g) + energia
O-(g) + e- + energia → O-2(g)
Observação: Existe força de repulsão entre o ânion formado na primeira adição e o segundo elétron que está sendo adicionado. Isso faz com que uma energia seja gasta para que esse novo elétron entre no ânion.
DIAS, D. .L Afinidade Eletrônica. Manual da Química (online). Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2017.
Como descrito no texto acima ao receber um segundo elétron o átomo tem de receber energia, o que faz a afinidade eletrônica nesse caso ser negativa. Marque a alternativa que melhor justifica esse fato.
A. Como se trata de uma atração (aniôn - elétron) o valor da afinidade é negativo.
B. A cada elétron recebido pelo átomo mais fácil é receber o próximo, por isso os menores valores de energia.
C. Há uma repulsão entre o ânion e o elétron, para vencê-la é necessário se gastar energia.
D. O átomo ao perder um elétron tem de absorver energia, ao ganhar é normal que se libere energia.
E. O núcleo atrai o elétron a ser adicionado, isso faz com que a afinidade eletrônica seja negativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:Afinidade Eletrônica ou Eletroafinidade é uma propriedade periódica que indica a quantidade de energia liberada no momento em que um elétron é recebido por um átomo. ... Esse átomo, que é instável, ganha estabilidade quando recebe o elétron. É daí que surgem as ligações químicas, conforme a Teoria de Octeto.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás