A adolescência pode ser definida como um processo que envolve movimentos de transição do ser humano. Sobre essa fase da vida dos sujeitos a psicóloga Sheila Zimermann (2008, p. 13) afirma: Apesar de ocorrerem importantes alterações biológicas e sociais, a vivência da adolescência é fruto de uma história, construída ao longo dos anos por meio dos valores vividos por sua família, convívio com amigos, desempenho na vida acadêmica, situação socioeconômica. Essa história, que tem sua continuação e não o seu início na adolescência, poderá limitar ou potencializar o acesso a diferentes oportunidades. Por este motivo, é importante compreender como as diferentes variáveis às quais o adolescente foi submetido ao longo de sua vida, influenciam seu posicionamento frente às questões cotidianas. De acordo com seus estudos sobre o tema e com a citação acima, analise as afirmativas abaixo:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas:
I – A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que se situa entre a puberdade, marcada por significativas transformações biológicas, e o estabelecimento da maturidade
adulta. Portanto, trata-se de um processo físico e fisiológico apenas.
II – Deve-se ter a compreensão de que o adolescente envolve uma complexidade de fenômenos, portanto, o termo adolescência deveria ser utilizado no plural, adolescências, de modo a englobar a multiplicidade de vivências que fazem parte do processo histórico e do meio social em que o sujeito está inserido.
III – Aspectos como gênero, etnia, classe social, religiosidade e educação influenciam na forma de viver a adolescência. No entanto, em termos de legislação de proteção à esses sujeitos há a necessidade de universalizar a definição de adolescente, desconsiderando
esses aspectos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas II está correta.
e) I, II e III estão corretas.
Agora podemos:
As alternativas I e III estão corretas.
Apesar das diferenças de contexto e variedade de situações que uma adolescência pode ser vivenciada, este termo se adapta para uma fase, não para transmitir o que foi apresentado na segunda alternativa.
Piaget afirma que a adolescência passa a ser desenvolvida a partir dos 12 anos de idade em média, quando o adolescente começa a raciocinar lógica e sistematicamente.
Esse estágio passa a ser definido pela habilidade de se relacionar com o raciocínio proposicional., logo, nessa fase as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.