Pedagogia, perguntado por juliarbarros8520, 4 meses atrás

"A adolescência, especialmente no século XX, tornou-se foco de estudos científicos e de discussões sobre as mudanças nessa etapa da vida, impulsionadas pela dinâmica da sociedade marcada pelo crescente avanço da tecnologia e o volume e diversidade de informações" (XAVIER; NUNES, 2013, p. 135). XAVIER, A. S.; NUNES, A. I. B. L. Psicologia do desenvolvimento. 3 ed revisada. Fortaleza: UAB/UECE, 2013. Quais alternativas expressam uma reflexão que se aproxima da compreensão da adolescência e do papel da mídia na sociedade contemporânea? Analise as afirmativas a seguir: I - A mídia pode contribuir para consolidar uma cultura agressiva, ao mesmo tempo em que pessoas já agressivas a utilizam para reafirmar suas crenças e atitudes, as quais, por sua vez, são reforçadas pelo conteúdo da programação divulgada. Essa interação confirma-se, de maneira mais marcante, em relação a processos de longo prazo. II - É preciso considerar que há uma interação entre as carac

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

Sobre a o papel da mídia na sociedade contemporânea:

A mídia contribui para as mudanças na sociedade, isso é fato, uma noticia em um tom parcial basta para começar a polarizar a população. Dessa forma a mídia é capaz sim de tornar as pessoas mais agressivas ou menos agressivas.

Por ter poder sobre a forma de agir da sociedade, a mídia tem muito potencial e é usada como um braço politico, é por isso que a internet parece ser um ambiente mais imparcial, já que ela é livre e todos podem usar.

Espero ter ajudado!


mariani1948: não ajudou
lillessouza71: não ajudou em nada
rozojosefina5858: não sabe fica calado
edianymoraes: Tá bom, isso quer dizer que todas estão corretas?
mayragabrielamota: ???
Respondido por juliarosa51
11

Resposta: I,II,II e IV

I - A mídia pode contribuir para consolidar uma cultura agressiva, ao mesmo tempo em que pessoas já agressivas a utilizam para reafirmar suas crenças e atitudes, as quais, por sua vez, são reforçadas pelo conteúdo da programação divulgada. Essa interação confirma-se, de maneira mais marcante, em relação a processos de longo prazo.

 

II - É preciso considerar que há uma interação entre as características subjetivas das crianças e adolescentes e suas experiências no dia a dia para relacionar o impacto e/ou influência da televisão. A violência na mídia satisfaz necessidades diversas: ela "compensa" as frustrações e as carências em áreas problemáticas. Para os meninos, ela cria um quadro de referência em relação a "modelos atraentes de papeis".

 

III - De acordo com pesquisas recentes, crianças passam pelo menos 50% mais tempo ligadas à televisão ou internet do que em qualquer outra atividade não-escolar, incluindo a elaboração de deveres de casa, convívio com a família, amigos ou leitura. Os meninos são, em particular, fascinados por heróis agressivos e disseminados pela mídia.

 

IV - A fascinação pela violência está quase sempre relacionada a personalidades fracas e a dificuldades emocionais, mas, mesmo com todas as dificuldades, conseguem controlar a situação e são recompensadas (no final) por sua agressividade e podem lidar com quase todos os tipos de problemas.

Explicação: Verificado pelo AVA

Perguntas interessantes