A Administração Pública vem evoluindo ao longo do tempo a partir de 3 modelos, sendo o mais atual o da Administração Pública Gerencial. A adoção desse novo modelo não pressupõe o abandono total dos dois modelos anteriores. De um deles, são conservados alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. Esse modelo cujas características citadas são preservadas chama-se Administração Pública
A.
Formal.
B.
Estratégica.
C.
Burocrática.
D.
Clientelista.
E.
Patrimonialista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O modelo de Administração Pública cuja características são citadas no enunciado é a Administração Pública Burocrática, sendo a alternativa C a correta.
Explicação:
A Administração Pública Burocrática é modelo de gestão onde os critérios de admissão são rígidos, com a valorização da meritocracia como critério de admissão do pessoal por meio de concurso público, bem como há um sistema estruturado de carreiras, remuneração e avaliação de desempenho.
Trata-se de modelo inspirado nas ideias de Max Weber (figura abaixo).
Por sua vez, na Administração Pública Patrimonialista o Estado serve aos interesses do rei. Desse modo, o ingresso nos quadros públicos é marcado pela troca de favores e clientelismo.
Por último, a Administração Pública Formal, Estratégica e Clientelista não correspondem a modelos de Administração Pública, sendo encontrados na literatura apenas 3 (três) modelos, a saber, Administração Pública Patrimonialista, Administração Pública Burocrática e Administração Pública Gerencial.
Desse modo, a alternativa correta é a alternativa C.
Leia mais sobre Administração Pública Burocrática:
https://brainly.com.br/tarefa/14456557