A administração financeira é uma área que trabalha com temas relacionados à gestão de finanças das empresas e organizações em geral, uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados, a falta da administração financeira adequada pode causar algumas situações desagradáveis para a empresa como um todo, identifique e comente quais seriam essas ocorrências e de que maneira você iria soluciona-las.
E na elaboração das peças orçamentarias, faz-se necessário a aplicação de alguns conceitos Contábeis, uma vez que para a elaboração deste, há necessidade do conhecimento de diversas áreas do conhecimento, desde Gestão, Administração e Contabilidade, como também conhecimento da própria Economia.
No que se refere aos Regimes Contábeis, Competência e Caixa, quais os impactos que estes causam nos relatórios gerados no Orçamento. Procure explicar como cada um dele reflete nestes relatórios.
Soluções para a tarefa
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
Tal área administrativa pode ser considerada como o “sangue” ou o combustível da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.
É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entra em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.
Pelo benefício que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento de interdependência que ambas têm é que se confundem, muitas vezes, estas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.
É preciso esclarecer que a principal função do contador é desenvolver e prover dados para mensurar o desempenho da empresa, avaliando sua situação financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações, reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos (este é o chamado regime de competência), mas o que diferencia as atividades financeiras das contábeis é que a administração financeira enfatiza o fluxo de caixa, que nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos (bens ou direitos de curto ou longo prazo) a fim de atingir as metas da empresa.
Os contadores admitem a extrema importância do fluxo de caixa, assim como o administrador financeiro utiliza o regime de caixa, mas cada um tem suas especificidades e maneira de descrever a situação da empresa, sem menosprezar a importância de cada atividade já que uma depende da outra no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma delas.
A administração financeira tem por principal objetivo otimizar a captação e alocação de recursos da entidade. Uma má gestão da administração financeira da entidade acarretará na má alocação de recursos já existentes na empresa e em problemas para prospectar novos recursos. A maneira de sanar possíveis problemas dessa natureza é ter, em primeiro lugar, conhecimento das capacidades, necessidades e potenciais da empresa, para que o processo de tomada de decisão seja embasado na realidade fidedigna da mesma, naquele determinado momento. É essencial também uma comunicação eficiente entre as mais variadas áreas da organização de forma que os recursos seja alocados nas necessidades corretas, otimizando o funcionamento da empresa e, consequentemente o lucro.
Com relação aos regimes contábeis:
No regime de competência as transações são reconhecidas no momento do fato gerador, independente da entrada ou saída do caixa. Ou seja, as despesas e receitas são reconhecidas na data em que ocorre o evento. Esse regime passa com mais fidedignidade o momento atual da empresa e facilita o planejamento financeiro da empresa, uma vez os eventos futuros já estão representados nos demonstrativos. Vale salientar que esse regime é obrigatório para empresas de médio e grande porte.
O regime de caixa, por sua vez, só reconhece as transações no momento da saída ou entrada de caixa. Esse regime é um importante ferramenta para a avaliação financeira da empresa. As empresas enquadradas no regime de lucro presumido, além de micro e pequenas empresas podem utilizar esse regime para contabilizar seus tributos.
Os impactos gerados pelo regime escolhido vão impactar o orçamento porque diferem no momento de reconhecimento de uma transação. Se a intenção é avaliar o momento da empresa apenas financeiramente, o regime de caixa vai fornecer as informações necessárias pra isso. Se a intenção for um planejamento mais detalhado, levando em consideração a situação econômica real da empresa no momento, o regime de competência seria a melhor escolha.
Saiba mais sobre os regimes contábeis: https://brainly.com.br/tarefa/27729692