A Administração é uma ciência relativamente recente, pois seu remonta ao início do século XX, com os trabalhos desenvolvidos por Taylor e Fayol no ambiente organizacional. Ao conjunto das análises e escritos realizados por Fayol denominamos de Teoria Clássica. Marque a alternativa que apresenta o principal foco das análises de Fayol na Teoria Clássica: Ênfase na estrutura Ênfase nas tarefas Ênfase nas pessoas Ênfase no comércio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com essas Ênfase podemos destacar que:
Explicação:
A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.
Nesse sentido, a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos).
Predominava a atenção para a estrutura organizacional, para os elementos da Administração, os princípios gerais da Administração e a departamentalização.
Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal. Foi uma corrente teórica e orientada administrativamente.
A ênfase na estrutura é a sua principal característica.
Defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade (atuação participativa).