A administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal (GIL, 2001). Gestão de pessoas significa orientação e direcionamento desse agregado de interações humanas. É a maneira de uma organização se estruturar para gerenciar e orientar o comportamento humano no ambiente de trabalho. Tudo que de alguma forma interfere nas relações organizacionais pode ser considerado como um componente do modelo de Gestão de pessoas. A importância da gestão de pessoas como uma função organizacional justifica-se pelo fato de proporcionar a conciliação das expectativas entre a organização e as pessoas e, posteriormente, a concretização dessas expectativas (FISCHER, 2002); A gestão de pessoas é uma relação de duradoura simbiose entre pessoas e organizações. É uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes (CHIAVENATO, 2010). Em suma, a GP ( gestão de pessoas) refere-se às políticas e práticas (ações) necessárias para administrar o trabalho das pessoas. A relação é sempre evidenciada pelo equilíbrio entre organização e pessoas, promovendo um ambiente social (interno e externo) agradável onde essas relações acontecem. Pois bem! Todos os processos de gestão de pessoas devem se basear em dois pilares fundamentais, a saber: • as políticas, que são os princípios e as diretrizes básicas que balizam decisões e comportamentos, e; • as práticas, que são os diversos tipos de procedimentos, métodos e técnicas usados para a implementação de decisões e nortear as ações no âmbito da empresa e em sua relação com o ambiente externo. Atividades 1) A importância da gestão de pessoas como uma função organizacional justifica-se pelo fato; a. é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas os objetivos da organização. b. que são os diversos tipos de procedimentos, métodos e técnicas usados para a implementação de decisões e nortear as ações no âmbito da empresa e em sua relação com o ambiente externo. c. de proporcionar a conciliação das expectativas entre a organização e as pessoas e, posteriormente, a concretização dessas expectativas. 2) Qual é o objetivo de gestão pessoas (GP) e quais são as que GP está envolvida dentro da organização. 3) Todos os processos de gestão de pessoas devem se basear em dois pilares fundamentais, quais são ? Diferencie os dois.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Respostas:
2) A Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades, métodos, políticas e práticas que têm como objetivo administrar o comportamento e fortalecer o capital humano dentro das organizações.
3) Todos os processos de gestão de pessoas devem se basear em dois pilares fundamentais, a saber: • as políticas, que são os princípios e as diretrizes básicas que balizam deci- sões e comportamentos, e; • as práticas, que são os diversos tipos de procedimentos, métodos e técnicas usados para a implementação de decisões
Perguntas interessantes