Biologia, perguntado por gugagondim104, 7 meses atrás

A acondroplasia é uma forma de nanismo produzida por um distúrbio de crescimento decorrente da deficiência na ossificação endocondral. O locus para o alelo afetado encontra-se no cromossomo 4, sendo que o alelo que condiciona esta característica se expressa tanto em homozigose quanto em heterozigose. O heredograma a seguir representa a ocorrência de acondroplasia em uma família. Os indivíduos preenchidos pela cor escura são os afetados pela característica.A chance do casal II-1 e II-2 apresentar o próximo descendente afetado pela acondroplasia será de

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
4

A chance para que o casal II-1 e II-2 tenha mais um filho afetado pela acondroplasia é de 50%.

Para calcular isso, precisamos descobrir quais eram os genótipos dos progenitores (I-1 e I-2) para depois desvendar os genótipos do casal. Como o exercício nos diz que a doença se desenvolve tanto em homozigose como em heterozigose, podemos inferir que se trata de uma situação de Dominância completa, ou seja, basta ter um dos dois alelos Dominantes para apresentar acondroplasia.

Dessa forma, os indivíduos saudáveis não podem ter nenhum alelo dominantes, então podemos dizer que todos são homozigotos recessivos (aa). Já o indivíduo afetado I-2, como gerou tanto filhos saudáveis como filhos com acondroplasia, podemos também inferir que se trata de um genótipo heterozigoto (Aa). Isso porque, para que o cruzamento entre ele e o indivíduo I-1, gere ambos filhos saudáveis e com a doença, ele precisa ter pelo menos um alelo dominante e um alelo recessivo. O cruzamento desse casal fica da seguinte maneira, segundo o Quadro de Punet:

Cruzamento de I-1 e I-2:

      a         a

A   Aa      Aa

a    aa      aa

Portanto, para que o indivíduo II-2 seja afetado, ele necessariamente precisa ser Heterozigoto (Aa), enquanto que seu parceiro, II-1, será homozigoto recessivo (aa) por ser saudável. Desse modo, o cruzamento será igual ao anterior:

Cruzamento de II-1 e II-2:

      a         a

A   Aa      Aa

a    aa      aa

Com isso, teremos 2 possíveis genótipos gerados sendo somente 1 afetado pela Acondroplasia. Podemos fazer a probabilidade de um indivíduo nascer afetado dividindo os genótipos que geram acondroplasia pela quantidade total de genótipos possíveis:

\frac{1}{2}= 0,5 ou 50%

Perguntas interessantes