ENEM, perguntado por leticiafreitasrb, 4 meses atrás

A Aço Norte é a uma das maiores empresas Brasileiras produtora de aço, especializada em produzir aços planos e minério de ferro. A empresa que tem sede no Nordeste há mais de 60 anos, fornece matéria-prima para diversas empresas de vários segmentos em todo o Brasil. Além disso, a empresa é uma grande recicladora, transformando, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.



A empresa sempre teve uma estrutura muito rígida e formal, com vários níveis hierárquicos, o que dificulta a comunicação da empresa. Seu atual presidente gosta de concentrar o poder, muitas vezes tomando decisões unilaterais, dando muita ênfase na produção e pouca ênfase nas pessoas, determinando as tarefas e os métodos de trabalho, não deixando muita participação para os liderados. Além disso, passa poucas informações aos funcionários dos níveis mais baixos da pirâmide organizacional. Este estilo de liderança do presidente da empresa vem garantindo um bom crescimento da produção, porém, vem desmotivando os funcionários, aumentando a rotatividade da empresa.



Alguns diretores percebendo que o clima organizacional vem se deteriorando ao longo dos últimos anos, solicitou ao RH uma pesquisa de clima para terem um panorama, pois temem que isso comece a afetar a produtividade da empresa e, consequentemente, o resultado financeiro no longo prazo.



Faça uma análise do quadro acima, identificando o estilo de gestão do atual presidente, destacando passagens do texto que justifique a sua resposta e apresente um planejamento de ações e estratégias de mudança no estilo de liderança, bem como estratégias de melhoria nas comunicações da empresa.

Me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por espiritocaligrafico
0

O estilo de gestão da empresa é o autoritário, pois há centralização do poder decisório em apenas uma pessoa, sem preocupar-se com o bem-estar da equipe.

A implementação de um canal de comunicação estabelecido e pesquisa periódica sobre o bem-estar da equipe são estratégias que podem ajudar a empresa a melhorar sua performance.

Principais estilos de gestão

A empresa sob análise mantém uma gestão autoritária, pois há tanto a centralização do poder quanto a dificuldade comunicativa, sem gerar discussões que possam ser importantes para a tomada de decisões ou considerar outros pontos de vista, conforme no trecho "concentrar o poder, muitas vezes tomando decisões unilaterais, dando muita ênfase na produção e pouca ênfase nas pessoas, determinando as tarefas e os métodos de trabalho, não deixando muita participação para os liderados."

No futuro, uma gestão democrática ou uma gestão meritocrática poderá ajudar a empresa, por ambas descentralizarem o poder. A primeira, democrática, por permitir abertura para debates, onde ideias possam ser compartilhadas e surgir soluções para cada nível organizacional (técnico / operacional, gerencial / tático e diretivo /  estratégico); e a segunda, meritocrática, por designar os mais preparados para cargos que exigirão maior responsabilidade.

Logo, essa nova gestão também trará melhoria comunicativa e interacional porque os funcionários poderão informar suas dificuldades, bem como os diretores ou gerentes deixarão claras expectativas e metas aos subordinados.

Devido a isso, uma gestão, seja democrática ou meritocrática, descentralizam o poder decisório, permitindo que a participação dos envolvidos seja menos passiva.

A mudança do tipo de gestão, consequentemente, trará melhoria na comunicação, além da criação de canais de comunicação internos que facilitem o acesso das equipes subordinadas aos seus líderes, além da implementação de pesquisa de clima organizacional, verificando a percepção do funcionário sobre a empresa, levarão melhoria na interação da equipe e, consequentemente, no desempenho da empresa.

Saiba mais sobre Tipos de Liderança em https://brainly.com.br/tarefa/49355102

#SPJ1

Perguntas interessantes