A acirrada disputa eleitoral foi agravada pela profunda crise econômica mundial provocada pela quebra, em outubro de 1929, da bolsa de Nova York. No fim deste ano havia centenas de fábricas falidas no Rio de Janeiro e em São Paulo e mais de um milhão de desempregados em todo país.
Fonte: FERREIRA, Marieta; PINTO, Susana. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia. O Brasil Republicano: o tempo de liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 1, p. 404.
A respeito da economia nacional no início do governo de Getúlio Vargas assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A quebra da Bolsa de Nova York impactou profundamente a economia cafeeira que sofreu com a queda dos preços e estoque abundante.
Explicação:
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
Perguntas interessantes