A aceleração da industrialização capitalista exigiu a concentração dos meios de produção e, claro, dos trabalhadores, gerando uma urbanização crescente e desordenada. Para Cortella (2002), a ausência de um programa efetivo de reforma agrária, as benesses de incentivos fiscais aos grandes proprietários, a prioridade ao plantio de produtos agrícolas de colheita mecânica para exportação e a hegemonia monocultural para fabricação de álcool combustível acabaram por contribuir para a:
a. Expulsão da população rural em direção aos centros urbanos.
b. Concentração da população nos espaços rurais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
com a aceleração das indústrias e o pouco investimento na produção agrária, os trabalhadores do campo migraram para os centros urbanos em busca de melhores condições de trabalho, gerando assim um crescimento desordenado da população urbana.
Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, o advento da industrialização e a ausência de reforma agrária contribuíram de forma para a expulsão da população rural em direção aos centros urbanos. Portanto a alternativa correta é a letra A).
O que é o êxodo rural?
Êxodo rural nada mais é do que a passagem da concentração populacional do campo para a cidade, haja vista as oportunidades de empregos maiores, como também a opressão que grandes latifundiários e empresários exercem sobre a agricultura familiar no interior.
Aprenda mais sobre agricultura familiar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34363349