Ed. Física, perguntado por dieniferkaroline2016, 4 meses atrás

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria, uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano. Imagine o seguinte cenário: em uma sala destinada às atividades pedagógicas de crianças de primeira e segunda infância, existem diversos brinquedos, como pula-pula, escorregador, fantasias, bolas, colchões, casas de bonecas, bonecas e carrinhos, além de paredes pintadas de diversas cores, com desenhos de animais, flores, números e letras, e um televisor ligado, com vídeos musicais infantis. Considerando esse cenário, responda às seguintes perguntas: a) Nessa sala, os materiais disponíveis poderiam ser utilizados para quais atividades em uma perspectiva lúdica? b) Mesmo nessa sala, quais situações eventualmente poderiam ocorrer e que não se caracterizariam como uma atividade lúdica? c) Imagine que há três crianças nessa sala. Uma delas está dormindo, a segunda está assistindo aos vídeos no televisor e a terceira, vestida com a fantasia de um super-herói, está subindo e descendo o escorregador. Considerando a amplitude do conceito de jogar, como poderíamos classificar aquelas que estão desenvolvendo um jogo? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelmartinss
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Padrão de resposta esperado

a) As atividades lúdicas são caracterizadas pela presença de elementos como o brincar, o jogar, o recrear e o lazer. Assim, a funcionalidade de qualquer elemento da sala, seja pela simples manipulação ou apreciação dos objetos disponíveis, seja por meio de um direcionamento por um profissional, pode ser considerada uma atividade lúdica.

b) Podemos identificar atividades lúdicas a partir da presença de elementos como o brincar, o jogar, o recrear e o lazer. Portanto, isso não se aplica a toda atividade. Por exemplo, ao dormir ou chorar por algum estímulo emocional negativo, nenhum desses elementos se encontra presente; ao obrigar uma criança a fazer algo, mesmo que a proposta da atividade seja com objetivos pedagógicos e ela não exteriorize insatisfação, também não caracteriza uma atividade lúdica, uma vez que o brinquedo e a brincadeira devem partir da perspectiva construída sobre os objetos e as situações pela criança.

c) O jogo pode ser entendido como uma atividade espontânea, livre de conflito e que proporciona sentimentos de prazer. Considerando as situações expostas, podemos identificar que tanto a criança que está assistindo ao televisor quanto aquela que está brincando no escorregador estão em uma situação de jogo. A criança que está dormindo, por mais que essa atividade gere prazer e esteja livre de conflito, não se encontra em uma atividade espontânea, uma vez que sua tomada de decisão sobre quando parar de dormir e, consequentemente, acordar não parte desua intencionalidade cognitiva.

Respondido por julialiri
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a) Pode-se usar, por exemplo, o pula-pula, o escorregador, a casa de bonecas, os carrinhos e os colchões para realizar um circuito com os alunos. Assim, haveria um revezamento de atividades lúdicas mediada pelo professor.

b) Uma atividade que preza somente pelo exercício físico e não pelo estado de brincadeira não seria considerada uma atividade lúdica, por exemplo.

c) Pode-se considerar que a atividade da terceira criança fantasiada de super-herói que está subindo e descendo o escorregador seja lúdica, pois a criança se encontra em estado de jogo, utilizando da imaginação ao se imaginar super-herói enquanto brinca no escorregador.

Benefícios da utilização de jogos para a criança

  • Estimula a coordenação motora.  
  • Auxilia na associação do seu contexto à aprendizagem sugerida.  
  • A possibilidade da criança aprender a partir de uma brincadeira.  
  • Maior assimilação do conhecimento por meio do brincar.  

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#SPJ2

Anexos:
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