A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros). Os "outros" podem ser individualizados e conhecidos ou então uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos (o ‘dinheiro’, por exemplo, significa um bem – de troca – que o agente admite no comércio porque sua ação está orientada pela expectativa de que os outros muitos, embora indeterminados e desconhecidos, estarão dispostos também a aceitá-lo, por sua vez, numa troca futura. [...] Nem toda espécie de contato entre os homens é de caráter social; mas somente uma ação , com sentido próprio, dirigida para a ação de outros. O coue de dois ciclistas, por exemplo, é um simples evento como um fenõmento natural. Por outro lado, haveria ação social na tentativa dos ciclistas se desviarem, ou na briga ou consideração amistosa subsequentes ao choque.
Considerando as informações trazidas no texto e o conteúdo estudado, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação social - objeto de estudo central da teoria weberiana - tem como característica principal o fato de uma ação ser realizada orientando-se pela a ação de outro indivíduo. É necessário que haja uma relação significativa, algum tipo de comunicação entre os indivíduos.
II. O costume e o hábito são conceitos que definem as regularidades de ações. A diferença principal entre ambos está no fato do hábito estar diretamente ligado há alguma longa tradição.
III. Weber estabelece três tipos de dominação legítima que seriam as motivações principais que levam um indivíduo a obedecer a alguma ordem: dominação burocrática, dominação tradicional e dominação carismática.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III.
Explicação:
A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. Esse conceito também é definido como as formas de interação e simbolismo, pois uma ação apenas acontece quando entramos em contato uns com os outros.
Livro pagina 59.
Perguntas interessantes