A abordagem psicanalítica oferece importantes contribuições para a reflexão do professor quanto a sua relação com os alunos. Analise as três afirmações a seguir: I. A educação não deve ser repressora, mas permitir livremente que as crianças expressem seus desejos e explorem sua curiosidade infantil, inclusive sobre temas sexuais. II. O professor nunca obterá controle sobre o processo educativo, pois ele lida não somente com competências conscientes dos alunos, mas também com sentimentos inconscientes. III. A educação é uma ação impossível, pois se assenta na relação transferencial entre aluno e professor e nos desejos inconscientes, não somente dos alunos, mas também do professor. Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
c. II e III, apenas.
Explicação:
A afirmação I está incorreta, pois a educação deve favorecer a repressão gradual, ainda que não de forma excessiva e punitiva, dos impulsos e desejos infantis, canalizando-os para ações socialmente aceitáveis, como as artes, as ciências, o estudo (pela sublimação).
Respondido por
0
Sobre os aspectos que permeiam a abordagem psicanalítica da educação, todas estão incorretas.
Abordagem Psicanalítica da Educação
- Incorreto. Não se deve abordar sobre questões sexuais envolvendo crianças, visto que não somente não é apropriado para a idade, como é crime.
- Incorreto. O professor poderá obter controle sobre o processo educativo, contanto que tenha respeito nas relações com as crianças, assim como estabeleça uma relação positiva entre ambos.
- Incorreto. A educação é uma possível, pelo fato de que muitas coisas não podem ser controladas, mas é possível estabelecer um vínculo positivo entre educando e educador, ao se conhecer as realidades e necessidades.
Mais sobre abordagem psicanalítica da educação: brainly.com.br/tarefa/24752653
Anexos:
Perguntas interessantes
Informática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás