A abordagem de inovação aberta proposta por Chesbrough (2006) descreve uma mudança de paradigma de um modelo fechado para um modelo aberto. Alguns fatores propiciaram a emergência desta nova forma de ver o processo de inovação, dentre eles: o aumento da mobilidade de pessoas competentes, a crescente importância das universidades, a diminuição da hegemonia dos Estados Unidos, a erosão de alguns mercados oligopolistas e um grande crescimento da indústria de capital de risco. Acerca das motivações para as empresas adotarem o modelo de inovação aberta, indique a alternativa incorreta:
Soluções para a tarefa
A alternativa incorreta é a (4).
Porque, naturalmente, nenhuma empresa deixa de produzir e/ou criar conhecimentos dentro de sua estrutura organizacional. Nesse sentido, é importante destacar que nenhum conhecimento criado pode ser visto como absoluto, muito por conta da necessidade de cada organização.
Sendo assim, as organizações devem investir em ferramentas capazes de contribuir para a geração de conhecimentos (como o Brainstorming) o desenvolvimento das habilidades e competências dos seus colaboradores.
Segue o restante da pergunta:
1) Atualmente, o conhecimento está amplamente distribuído. Para buscar maior capacidade de conectar oportunidades de identificar e aplicar conhecimentos, o modelo de inovação aberta é o que reconhece esse desafio buscando incentivar uma captura de valor a partir de relacionamentos interorganizacionais.
2) Aumentar a velocidade da inovação é um dos objetivos mais importantes almejados por empresas praticantes da inovação aberta. A partir de oportunidades concretas extrafirma é possível estabelecer mecanismos de apropriação e/ou exploração de tecnologias disponibilizando produtos no mercado de maneira mais rápida.
3) O compartilhamento de recursos de infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento juntamente com a possibilidade de fazer de benefícios fiscais a partir de projetos de inovação em parceria com instituições de ciência e tecnologia constituem-se em dois aspectos altamente relevantes para adoção da inovação aberta.
4) As empresas não são mais capazes de garantir que todas as pesquisas e conhecimentos relevantes para o seu negócio sejam gerados dentro da corporação. Nesse sentido, busca-se identificar competências extrafirma e valorizar profissionais externos e instituições geradoras de conhecimento por meio de alianças e parcerias.
Espero ter contribuído!