Administração, perguntado por luanebaldenebro2, 4 meses atrás

A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos utilizando uma organizações da cadeia produtiva de laranja (fazendas, transportadoras, indústrias, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Administração comércio/varejo). Essas organizações podem ser fictícias ou reais, desde que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática.

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquersantana
33

Resposta:

Podemos exemplificar a organização mecanicista, tendo em conta a cadeia produtiva da laranja no seu segmento depois da porteira ao considerar a atividade industrial de transformação em  suco, pois a fábrica é o modelo mecanístico por excelência, com todas as características de delimitação burocrática e rigidez que se associam ao modelo.

Assim, o exemplo prático de organização mecanística é a suco tico e teco, que pode, a partir da visão da explosão de seu processo produtivo,  ser pensada a partir das etapas de entrada da matéria prima, seleção, higienização, extração e envase coordenados em função dos produtos e do sistema de produção em lotes.

Já o elo da cadeia responsável pelas relações com o mercado requer um funcionamento mais próximo de uma organização orgânica, dada a necessidade de adaptação as mudanças no ambiente e direcionamento ao publico alvo na promoção do produto. Nesse caso o exemplo prático de organização orgânica  é a Agencia de Publicidade "Tudo de Bom", que conta com consultorias sempre em sintonia com o ambiente e suas mudanças, focando no design e na criatividade de profissionais que desempenham suas atividades num sistema de flexibilidade, troca de experiencias, em atividades cujo o trabalho do conhecimento, menos dividido tecnicamente e mais amplo, é o mais importante.

Explica-se:

As organizações mecanísticas, conforme Burns e Stalker, são aquelas que de estrutura burocrática e divisão detalhada do trabalho, com especialistas e definições claras das atribuições, centralização das decisões e hierarquia rígida. Já as organizações orgânicas, contam com estrutura mais maleável, menor divisão do trabalho, processo decisório mais descentralizado com cargos redefinidos periodicamente e flexibilidade de hierarquia, apoiando-se nos grupos informais e suas comunicações, suporte da teoria de relações humanas e capacidade de lidar com ambientes mais turbulentos.

Espero ter ajudado e Bons Estudos!


jessicachavesalonso5: Muito obrigada, ajudou e muito!
Respondido por msfassessoria2006
2

Resposta:

A Teoria contingencial conceitua que tudo é relativo, não há nada absolutamente certo, a empresa não pode utilizar seu modelo de gestão como exclusivo e confiável o tempo todo. Essa abordagem procura coordenar atividades estruturais e gerenciar  de fenômenos incertos, leva em consideração que o ambiente organizacional é variável. Situações ambientais, tecnológicas e econômicas são circunstanciais.

A teoria contingencial pressupões que existem dois tipos de organizações: mecanicistas e orgânicas. As organizações mecanicistas propõem um ambiente organizacional estável. Contém regras rigidas de comunicação hierarquizada, controle e coordenação nos procedimentos de forma burocrática e constante.  

Como exemplo de uma organização mecanicista podemos citar uma granja que produz ovos de forma automatizada. Galinhas poedeiras, criadas de forma convencional, em gaiolas. Sistematicamente são cumpridas as etapas de vacinação, corte dos bicos. Controle de produção de ovos a partir de 120 dias de vida das galinhas. Ração e água disponibilizada 24 horas. Coletas diárias de ovos em sistema automatizado, embalados em caixa padronizada contendo 30 dúzias cada uma.

A empresa orgânica é um modelo que evoluiu do modo mecanicistas, propondo ambiente mais flexível e adaptável às condições e demandas. Constitui-se em um organismo vivo.  Processo decisório descentralizado, comunicação com suporte da teoria das relações humanas.

Um exemplo de empresa orgânica é a Startup de consultoria acadêmica "SOS TCC". Consultores trabalham em equipe, compartilham o escopo dos projetos, conhecimento, fontes de pesquisas, os processos são unificados num sistema conjunto de ações baseadas em princípios sólidos de engenharia de software. Foco em atividades de valor, independência no uso de ferramentas.

Explicação:

Perguntas interessantes