A abordagem comparativa ajuda enormemente o entendimento do funcionamento dos organismos. Analisando-se a grande variedade de seres vivos, com muitas características anatômicas próprias, encontramos aspectos funcionais que se conservam em vários animais com um grau variado de parentesco zoológico. Este princípio de análise pode ser percebido quando observamos que:
Escolha uma:
a. O rim é o órgão excretor desenvolvido e especializado para eliminar as excretas metabólicas e na manutenção do equilíbrio osmótico, como eliminação do excesso de sal desde insetos e crustáceos, até répteis e aves.
b. A ocorrência do surfactante pulmonar é uma complexa mistura de fosfolipídios, lipídios, ácidos graxos e proteína com propriedades anti-adesivas que diminuem a tensão superficial, facilitando a difusão do oxigênio em todos os tecidos respiratórios dos vertebrados.
c. Existem várias substâncias que mantêm as mesmas funções em diferentes filos, como a tripsina, enzima digestiva encontrada dos protozoários ao homem; a amilase, enzima que degrada o amido desde as esponjas aos vertebrados; e a hemoglobina, pigmento respiratório que está presente em todos os vertebrados e alguns invertebrados.
d. Para melhorar a capacidade de trituração dos alimentos, temos os dentes, que são estruturas mineralizadas, aparecendo inseridos dentro dos ossos da mandíbula e maxila desde os ciclóstomos até os mamíferos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa D) é a corretas.
A abordagem comparativa ajuda enormemente o entendimento do funcionamento dos organismos.
Órgãos homólogos são os que se originam do mesmo tecido embrionário, geralmente exercem a mesma função, como os pares de rins em todos os seres vivos, é algo que refere-se a ancestralidade entre os seres vivos.
Os órgãos análogos não possuem a mesma origem embrionaria, mostrando que há diferenças de ancestralidades, mesmo sendo órgãos com funções similares, como as asas de insetos e de aves.
Perguntas interessantes