Administração, perguntado por ninepires2008, 9 meses atrás

A Abordagem clássica da administração trabalhou com conceitos onde se buscava no homem a produtividade de uma máquina. O pai da Administração Científica, Frederich Winslow Taylor, engenheiro, propôs uma teoria que focou na realização de tarefas buscando a produtividade no menor tempo e custo organizacional. Deste modo, propôs a racionalização do trabalho por meio do monitoramento de tempos e movimentos. De modo prático e aplicado se você treinar todos os dias chute a gol, você estará mais bem preparado e com maiores chances de acertar o pênalti do que outra pessoa que nunca jogou futebol. Taylor propôs exatamente esse treino, quanto mais repetitivo for o movimento do funcionário na produção, mais rápido (eficiente) ele será na finalização do seu trabalho. O foco estava na força física, nada de conversa ou melhorias por parte dos funcionários. Todos os aspectos estavam voltados ao movimento repetitivo sem foco em qualquer outra questão que pudesse tirar a concentração do operário. Dado que os movimentos na maior parte das indústrias eram físicos, ou seja, dependiam de força era dada preferência pela contratação de empregados do sexo masculino. Algumas exceções se aplicavam a outras indústrias como de moda, cujo trabalho não requeria esforço físico, e por conta disto, neste caso, contratavam mulheres.

A partir do texto-base, aplicando o conceito da Administração Científica proposta por Taylor como você associa os preceitos propostos com a Indústria Automotiva Brasileira ou de outras produções industriais.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
7

A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes