História, perguntado por marccospauloribeiro, 6 meses atrás

A abertura dos portos, em 1808, que favoreceu os proprietários rurais produtores de bens destinados à exportação,



A) produziu como efeito imediato uma aceleração do processo de industrialização, atendendo aos reclamos dos ingleses.

B) revogou os decretos que proibiam a instalação de manufaturas na Colônia.



C) ampliou o controle econômico metropolitano sobre a Colônia através da criação do "exclusivo comercial".



D) contrariou os interesses dos comerciantes portugueses e provocou grandes protestos no Rio de Janeiro e em Lisboa.

E) limitou o tráfico negreiro aos portos de Belém e São Luís, favorecendo a cultura do algodão.

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinezanela59
0

NÃO SE É ISSO QUE VOCÊ PRECISA,SE NÃO FOR ME DESCULPA  Resposta:A abertura dos portos às nações amigas foi uma das primeiras medidas tomadas por Dom João VI, logo após a família real portuguesa desembarcar no Brasil, em 1808. Desde o início da colonização, em 1500, havia o Pacto Colonial, ou seja, o Brasil só podia comercializar com Portugal.

A abertura dos portos rompeu esse exclusivismo português sobre o comércio brasileiro, promovendo a entrada de outros produtos em nosso mercado, como os produtos industrializados fabricados na Inglaterra. Essa ação teve consequência direta no processo de independência do Brasil.

Explicação:

No início do século XIX, o imperador francês Napoleão Bonaparte promoveu uma acirrada campanha contra a Inglaterra. Uma das medidas adotadas foi o Bloqueio Continental, no qual os países europeus foram proibidos de comercializar com a Inglaterra. Quem não rompesse suas relações comerciais com os ingleses teria o seu reino invadido pelas tropas francesas.

Portugal, que era comandado pelo príncipe regente Dom João VI, levou em consideração as dívidas que seu reino tinha com a Inglaterra e decidiu pelo não cumprimento do bloqueio e a manutenção das relações comerciais com os ingleses. Napoleão Bonaparte não deixou barato e enviou suas tropas para invadir o reino português.

Não podendo responder à invasão francesa, Dom João VI decidiu deixar Portugal e se mudar para o Brasil, colônia portuguesa na América. Era a primeira vez que um rei transferia seu reinado para um lugar distante da Europa. A Inglaterra não somente financiou o translado da família portuguesa, como também fez a escolta ultramarina de Portugal até a costa brasileira. É claro que essa proteção não foi feita de graça. Os ingleses exigiram de Dom João VI que os portos brasileiros fossem abertos para a entrada de produtos ingleses. Dessa forma, o Pacto Colonial que existia desde 1500 perdeu seu valor. Os produtos vindos da Inglaterra começaram a circular dentro do mercado brasileiro.

Importância da abertura dos portos

A entrada de produtos ingleses no mercado brasileiro promoveu o fim do monopólio português sobre a economia colonial. De 1500 até 1808, o Brasil deveria comercializar apenas com Portugal. A abertura dos portos promoveu, a priori, o rompimento dessa dependência brasileira em relação à metrópole portuguesa. Porém, isso não significou liberdade econômica para o Brasil, mas sim uma nova dependência, mas dessa vez para a Inglaterra.

No âmbito político,a abertura dos portos promoveu a aproximação do Brasil com outras nações europeias, e não apenas com Portugal. Essa diversidade de negociações de produtos europeus favoreceu o enfraquecimento do domínio português em território brasileiro, bem como o avanço das ideias relacionadas com a liberdade política do Brasil. A vinda da família real para o Brasil trouxe inúmeras transformações, não se restringindo apenas à abertura dos portos, mas envolveu também, entre outras medidas, o surgimento da imprensa, o que possibilitou maior circulação de ideias e debates sobre os rumos da colônia em direção à sua independência.EU COLOQUEI APENAS UM TEXTO PRA VER SE VOCÊ CONSEGUE RESPONDER ESSA É A ÚNICA FORMA QUE EU "CONSEGUI" AJUDAR                                                                                                                  

Anexos:
Respondido por Guimasf
0

A abertura dos portos em 1808 garantia direitos preferenciais aos ingleses, que estavam prejudicados pelo bloqueio imposto por Napoleão Bonaparte. A abertura também oficializou o fim do pacto colonial. Assim, ela contrariou os interesses de comerciantes portugueses. A opção correta é a letra D.

Abertura dos portos em 1808

  • Promoveu a circulação de produtos estrangeiros no Brasil;
  • Rompeu o exclusivismo português no comércio com o Brasil;
  • Forte impacto para a Independência do Brasil;
  • Portugal tinha dívidas com a Inglaterra. Com o bloqueio continental, Portugal não podia fechar seus portos;
  • A viagem da corte portuguesa para o Brasil foi planejada, financiada e teve a proteção da Inglaterra;
  • Os portos do Brasil tiveram de ser abertos para os produtos ingleses, e os produtos ingleses pagavam menos impostos até mesmo que os de Portugal;
  • Representou a mudança de eixo do Brasil de dependência de Portugal para a dependência econômica da Inglaterra;
  • Promoveu uma diversificação na economia;
  • Enfraqueceu o domínio português sobre o Brasil.

Essas medidas desagradavam comerciantes portugueses, devido à ruptura oficial do pacto colonial.

D. João VI também elevou o Brasil à condição de reino, em 1815. Outras medidas envolviam a modernização do Brasil com desenvolvimento econômico, artístico e cultural.

Leia mais sobre a abertura dos portos em 1808: https://brainly.com.br/tarefa/6335124

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes