A abertura de novos mercados, novos concorrentes, a quebra de fronteiras, perdas de emprego, novas oportunidades e dificuldades econômicas constituem-se em desafios permanentes. As organizações estão cada vez mais baseadas em trabalhos em equipe e aprendizado contínuo, a informação se tornou uma ferramenta importantíssima na busca de conhecimento, produção de riquezas, contribuição para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
FILIPPIN, Marcelo; SILVA, Patrícia Rodrigues; KOYAMA, Renata Emy. Administração de conflitos e relacionamentos. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
Assim, não podemos negar que:
I. A sociedade da informação pode gerar grandes diferenças sociais, pois seu grau de exigência é elevado, exigindo cada vez mais, pessoas altamente qualificadas para assumir seus postos
de trabalho.
II. Ainda é necessário planejar a carreira tomando como referência os níveis hierárquicos da organização.
III. A tecnologia aumentou o número de empregos, trazendo novos postos de trabalho mais simples e práticos.
IV. Para o progresso de uma sociedade, não há necessidade que todos tenham acesso as tecnologias do século XXI, pois estas podem dificultar as relações no ambiente de trabalho.
Está correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1, apenas a primeira assertiva ( I ) é verdadeira
Explicação:
A assertiva I está correta pois a informação se tornou uma ferramenta importantíssima na busca de conhecimento, produção de riquezas, contribuição para uma melhor qualidade de vida das pessoas. E para essa sociedade avançar, todos devem ceder às tecnologias da informação e comunicação para suas relações interpessoais, vida no trabalho e lazer.
No entanto, esta sociedade da informação pode gerar grandes diferenças sociais, pois seu grau de exigência é elevado. Constata-se cada vez mais a necessidade de qualificações profissionais para sobrevivência no mercado.
Apesar de não encontrar um texto claro que torne falsa a afirmativa II podemos, por eliminação, considerá-la incorreta. As únicas alternativas que incluem a II como verdadeira incluem as assertivas III e IV também, estas por sua vez estão descartadas.
A assertiva III está incorreta porque não se pode negar que a informatização trouxe uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Surgiram máquinas e robôs nas indústrias, mas em contrapartida isso aumentou a taxa de desemprego com o desaparecimento de várias profissões, mas se teve a reconversão de outras.
Também está errada a assertiva IV pois a sociedade é mutável, mas na fase da sociedade da informação essa mutação é constante, criando novos paradigmas para a sociedade se baseando na informação.
A informação se tornou uma ferramenta importantíssima na busca de conhecimento, produção de riquezas, contribuição para uma melhor qualidade de vida das pessoas. E para essa sociedade avançar, todos devem ceder às tecnologias da informação e comunicação para suas relações interpessoais, vida no trabalho e lazer.