Direito, perguntado por 88011648, 1 ano atrás

A abdicação de Dom Pedro I, em 1831, foi seguida por anos turbulentos, nos quais diferentes grupos políticos defendiam distintos projetos para os destinos da nação. Neste período ? que, até a coroação de Dom Pedro II, é conhecido como ?Período Regencial? diversas revoltas eclodiram nas províncias e reivindicavam, especialmente, autonomia em relação ao poder central. Assim,respondabrevementeporquerazãooPeríodoRegencial(1831-1840)éconsideradoum período de transição na história da formação do Estado brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
30
Olá, tudo bem?

Este período é considerado um período de transição pois é quando o Império Brasileiro está efetivamente se construindo. 

Declarada a Independência, Dom Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, passa pouco tempo no Brasil, retornando à Portugal para resolver questões políticas, colocando no trono o seu filho de 5 anos.

Como não podia governar por ser muito jovem, o Brasil fica nas mãos de um conjunto de conselheiros do Imperador, de modo que as primeiras leis e modos de governo do Império amadurecem neste período.

Depois dele o Império Brasileiro terá uma identidade própria, se afastando de Portugal, e tendo o seu primeiro governante legitimamente brasileiro e com interesses legitimamente brasileiros em toda a história.
Perguntas interessantes