Sociologia, perguntado por joana9212, 1 ano atrás

a) A visão que Manolito demonstra do aprendizado escolar, nos dois primeiros quadrinhos, leva em consideração a escola como espaço de Integração Social para as crianças. Explique sua resposta.

b) Na "Conferência Global do Trabalho Infantil", que ocorreu em Maio de 2010, na Holanda, com a presença de mais de 450 Delegados de 80 países, a Organização das Nações Unidas (ONU) comprometeu-se a erradicar o trabalho infantil no mundo até 2016. Na tirinha da Mafalda, qual opinião de Manolito sobre o trabalho infantil?

c) No segundo terceiro quadrinhos, Mafalda e Manolito não veem o "progresso" da mesma forma qual é a visão que cada um tem da ideia de "progresso"?

d) Pensando na noção de individualismo, como você interpretaria a visão de mundo que Manolito tem do "cosmos"? Justifique.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
42

Bem, a escola é um espaço agregador, e, o aprendizado deve ser colocado em prática inclusive fora do ambiente escolar, como Manolito diz, que ele quer aprender matemática para auxiliar no negócio de seu pai.

Manolito não pensa no trabalho como infantil, ele foi introduzido na perspectiva de negócio de seu pai.

Mafalda vê o progresso como uma forma de evoluir nos aprendizados sendo a formação escolar muito importante, e, Manolito, vê progresso no desenvolvimento do negócio de seu pai.

Manolito vê o Cosmos como algo inerente ao que ele pode tocar, ou seja, a expansão dos negócios de seu pai é a maior forma de chegar em algo maior, diferente de Mafalda que vê um universo além disso.

Respondido por isabelamarqyesoydpa1
21

 

5. a) Não. ele acredita que a escola só é útil quando oferece algum conhecimento que tenha utilidade prática imediata. Por isso, ele só quer aprender algo (no caso, a Matemática) se isso for útil para o armazém de seu pai.

b) Ele parece julgar o trabalho infantil algo natural. tanto é verdade que diz, no primeiro quadrinho, que não vai à pré-escola porque é “mais útil” trabalhando no armazém do pai.

c) Mafalda tem uma visão mais abrangente da realidade e julga que “as viagens espaciais” são um exemplo de progresso. Manolito tem uma visão particular e individualizada dessa ideia e acha que o progresso é o crescimento do armazém do pai, o que seria obtido por meio do aprendizado da Matemática.

d) Pode-se considerar que Manolito é individualista, pois para ele todas as questões, por mais amplas e complexas que sejam – como as viagens espaciais, por exemplo –, passam pelo filtro do que poderíamos chamar de uma “individualidade exacerbada”. em outras palavras: o mundo só faz sentido se puder lhe trazer benefícios pessoais (no

caso, ao armazém de seu pai). assim, até mesmo quando Mafalda fala sobre o “cosmos”, ele só consegue imaginar como o mundo pode ser um lugar propício para o crescimento do armazém do seu pai.

 

Perguntas interessantes