Ed. Técnica, perguntado por isa5251, 5 meses atrás



A- A tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus ___________________ .Qual a palavra que completa a afirmativa acima?

A) Religioso

B) Homem pecador

C) Transcendente

D) Imanente




Soluções para a tarefa

Respondido por joaogabrielmf5
1

Resposta:

letra b ) Homem pecador

Explicação:

tá serto

Respondido por joaopaulodiasdeolive
1

Resposta:

1)

"Imanência" pode ser entendido como o mesmo que "inerência'', isto é, diz respeito ao conceito filosófico e ontológico que trata sobre uma presença interior em algo, ou alguma qualidade que faz parte de um ser.

Dessa forma, a qualidade imanente, num dado objeto, é sempre inseparável deste.

O contrário seria a "transcendência'', que por sua vez se refere a algo que é superior a si mesmo. Ou seja, ultrapassa os limites do que seria considerado normal ou aceitável.

2)

Platão, filósofo do período clássico grego, foi o primeiro a reconhecer a diferença entre o que seria uma realidade imanente e uma transcendente.

Em seus postulados ele estabeleceu a distinção entre as realidades: uma delas seria material e sensível. já a outra seria imaterial e suprassensível.

Dessa forma, o mundo sensível, ou seja, é aquele percebido pelos cinco sentidos; o mundo inteligível (ou mundo das ideias) seria alcançado apenas através da racionalidade, do pensamento puro, e livre das ilusões dos sentidos.

 

3)

Para o filósofo Baruch de Spinoza, a imanência está intimamente ligada às religiões panteístas, tais como as religiões de matrizes africanas ou o hinduísmo.

Dentro da filosofia, o pensamento de Spinosa propôs o postulado do Deus imanente e panteísta, que levava como slogan a frase ''Deus sive natura'' (em português: ''Deus, ou seja, a natureza").

Nesse caso, Deus é visto como sendo também imanente e detentor do  título de única substância, ao contrário do Deus cristão que é, por definição, transcendente.

4)

Na tradição judaico-cristã e islâmica adota-se a ideia de um Deus transcendente. Essa ideia postula que Deus seria uma entidade primeira e separada da matéria, sendo ele próprio responsável por ter criado toda a matéria.

Dentro da religião, a transcendência trata-se justamente do aspecto da natureza e do poder de uma divindade que oferece total independência do universo material, assim como de todas as leis físicas conhecidas.

O poder, então, seria transcendente, pois vai além daquilo que é inerente e material.

5)

Para as religiões cristãs, Jesus Cristo (ou Jesus de Nazaré) trata-se de um profeta, nascido em Belém da Judeia e filho da Virgem Maria.

A história de Jesus é narrada no decorrer dos quatro livros dos Evangelhos Canônicos da Bíblia, que é o livro sagrado da religião cristã.

Com base no texto bíblico, Jesus seria o filho Deus, concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria. Durante sua vida praticou milagres, ensinos e morreu na cruz para salvar os homens de seus pecados.

Dessa forma, Jesus e seus ensinamentos, bem como seu modo de viver, se tornaram exemplo de misericórdia e retidão para os cristãos, que seguem sua sabedoria.

6)

a) Imanência.

Como foi visto na primeira questão, a ''imanência'' é uma característica que está ligada àquilo que é material. Ou seja, é inerente ao material.

b) Transcendência

Diz respeito à característica daquilo que vai além da matéria.

c) Imanência

A imanência está ligada àquilo que é, por definição, parte do próprio objeto.

d) Transcendência

A transcendência está ligada àquilo que é, por definição, vai além do que seria a próprio objeto.

7)

A sequência: V - V - V - F

A alternativa e) está incorreta. Os filósofos aristotélicos, isto é, que seguiam os postulados propostos por Aristóteles, não defendiam a realidade imanente.

À exemplo de Tomás de Aquino, acreditavam na transcendência, que diz respeito a capacidade de ir além do seu próprio fim. Isto é, ultrapassa os limites da definição daquele objeto.

8)

a. Panteístas

b. Deus/integrante

c. Está em tudo/Organizadora

d. Separada/Criar

e. Imanente

Perguntas interessantes