a) A respeito da procrastinação de Erika, quais as orientações que podem ser passadas, para que a mesma, não venha se prejudicar durante o desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?
b) Muitos alunos alegam que as Normas da ABNT são chatas e de difícil compreensão. Desse modo, discorra sobre a importância das Normas da ABNT para a elaboração de um trabalho de cunho científico.
c) Uma das queixas da Erika foi à dificuldade em elaborar uma redação técnico-científica. Isso na maioria das vezes leva o aluno (a) ao desespero e acaba fazendo com que o mesmo (a) cometa um grave erro, o plágio. Com base nisso, discuta sobre plágio e como evitá-lo.
d) Quanto à dificuldade de Erika para elaborar um texto (parágrafo), quais são as instruções básicas para a elaboração de um parágrafo de qualidade?
Soluções para a tarefa
A procrastinação faz referência a se adiar tarefas, deixar de fazer algo ou até interromper o que deveria ser concluído dentro de um prazo determinado. Para evitar procrastinar deve se:
- Organizar coisas e ideias
- Usar uma agenda com anotações das tarefas e funções
- Ter motivação, confiança e acreditar ser capaz
- Estabelecer metas viáveis
- Diminuir seu grau de auto-exigência
- Remover as distrações.
No campo da ciência e da pesquisa científica, existe um extenso protocolo que indica como realizar o trabalho, mas também como publicá-lo e com que regras. Essas idéias foram concretizadas e agrupadas no conjunto de padrões conhecidos como normas da ABNT.
Considera-se elementar e básico a redação de um texto científico seguindo essas regras, pois permite ordenar a leitura e, principalmente, o tipo de referências construídas para a busca de material.
As normas da ABNT tornaram possível ordenar e categorizar os diferentes pontos de apresentação de um trabalho de pesquisa, ajudando tanto os que os produzem quanto os que devem lê-los.
O uso correto das citações e a inclusão de referências bibliográficas evitam o plágio, e demonstram não apenas a honestidade da pessoa em reconhecer que o trabalho não deixou sua mente, mas também que a pessoa foi documentada, leu as principais contribuições de pessoas anteriores que estão mais conscientes do assunto.