História, perguntado por ashleyauersvald, 11 meses atrás

a)A partir dos trechos acima explique o significado da lei de talião “olho por olho, dente por dente”.
b) Compare as punições previstas nos dois códigos de lei apresentados acima.
c) Reflita e responda: quais seriam as implicações de utilizarmos o princípio da justiça com as próprias mãos?

Soluções para a tarefa

Respondido por Biawollf
564

A)A chamada Lei de Talião (talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) apareceu pela primeira vez no Código de Hamurabi. Ela pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja, ao infrator aplicava-se um castigo proporcional ao dano causado.

B)Segundo o Código de Hamurabi, a punição deve ser equivalente ao crime cometido, para que o infrator receba a pena proporcional ao crime..é a Lei de Talião, "olho por olho, dente por dente.."

C)A justiça é proporcional à pena. A vingança, por outro lado, pode ser mais violenta do que o crime original,cometendo tal ato por vingança, não vai valer a pena ,e nao trará ao indivíduo satisfação pelo crime


mc650791: obg
Respondido por pauloteodoro2
74

A)-O princípio da justiça capturado pela expressão "olho por olho, dente por dente" é chamado lei de talião (ou lei de retaliação), que foi criada na Mesopotâmia. Em resumo, a lei exige que o agressor seja punido em igual medida do sofrimento que ele causou.

B)-O codigo de Hamurabi fala que o mal que alguém faz a outro, deve retornar a este. O Código Penal Brasileiro em vez da pessoa sofrer pelos seus atos quando ela infrigir a LEI ela deverá pagar uma multa ou indenização ou deve ir presa por um tempo determinado,mas ambas as duas obrigam o individuo a pagar pelos seus atos

C)-Seriam as implicações que fazer justiça com a próprias mãos,embora ela possa satisfazer a cólera imediata de quem lincha, a longo prazo ela gera resultados piores para a sociedade e, como consequência, para os próprios agressores.

Anexos:
Perguntas interessantes