Geografia, perguntado por zekaaaaaaa, 8 meses atrás

A) A partir dessa regionalização identifique as línguas oficiais e o tipo de colonização

O continente americano, como sabemos, tem sua história profundamente ligada à primeira fase do capitalismo – o mercantilismo – iniciada com as Grandes Navegações, que buscavam novos mercados e produtos. Na Europa dos séculos XVI e XVII, a descoberta de novas terras pelos portugueses e espanhóis desencadeou uma corrida para garantir as novas riquezas, e vários outros países, como a Holanda, a França e a Inglaterra tentaram resguardar esse direito, quer fazendo invasões às terras ibéricas quer fazendo acordos comerciais, que desviavam desses países a maior parte dos seus proventos vindos de suas colônias. Nas áreas pertencentes aos portugueses e espanhóis, a maioria de clima tropical, com produtos exóticos e muito lucrativos que não existiam na Europa, a colonização ocorreu como exploração: todas as riquezas obtidas das colônias (matérias-primas agrícolas e minerais) eram monopólio de suas metrópoles, que lhes forneciam manufaturados para atender as demandas de suas populações, além de equipamentos e investimentos para a produção. Isso gerou o que chamamos de acumulação primitiva de capital, que se concentrava na metrópole e que permitiu, posteriormente, o desenvolvimento industrial dos países europeus

Na Holanda, França e Inglaterra, num primeiro momento, acontecia a Reforma Protestante, gerando perseguições e migrações para as novas terras da América. Esses migrantes dirigiram-se, sobretudo, ao norte do continente, com condições naturais e produtos semelhantes aos da Europa e naquele lugar criaram colônias que atendiam, prioritariamente, o seu mercado interno. Sua ligação com a metrópole se fazia através do pagamento de impostos, mas parte da riqueza permanecia ali – é o que chamamos colonização de povoamento.

Tanto num caso como no outro, os colonizadores ocuparam territórios de populações nativas, os indígenas, impondo sua vontade de forma violenta, com o massacre, a escravidão, mas, sobretudo, com a perda de sua identidade cultural, substituída pela do colonizador – a adoção da religião, o novo modo de vida, a mudança de costumes e de alimentação, e, claro, a adoção da língua. Assim, mais uma divisão pode ser observada: – os lugares ocupados pelos ingleses, chamado de América Anglo-Saxônica; – os lugares ocupados por povos de língua latina (portugueses, espanhóis, franceses), denominado como América Latina


A) A partir dessa regionalização identifique as línguas oficiais e o tipo de colonização

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por joaogabrielroblox42
2

Resposta:

A palavra merkantilismus foi concebida e usada pela primeira vez por economistas alemães, no final do século 19. Uma observação um pouco mais atenta nos permite concluir que o termo mercantilismo foi aplicada a um conjunto de práticas já tidas como ultrapassadas.

A caracterização do mercantilismo como um "conjunto de práticas" demonstra a ausência de um plano pré-concebido para a política econômica dos países europeus que, entre os séculos 16 e 18, disputaram fatias do território americano para mantê-las na condição de colônias.

Durante esse período, na Europa, pensava-se a riqueza disponível no mundo como algo que não poderia ser ampliado e, portanto, os Estados absolutistas se empenhavam em assegurar para si a maior porção possível dessa riqueza supostamente limitada.

O ouro e a prata, circulantes na forma de moedas ou trancafiados nos cofres dos reis eram entendidos como sua tradução, daí a verdadeira febre de busca dos chamados metais preciosos principalmente no Novo Mundo.

Explicação:

espero ter ajudado, já me segue lá no Instagram (jggamer_mineboy).

Perguntas interessantes