a) a partir da leitura comparativa dos textos 1 e 2, determine os distintos sentidos de nação e/ ou pátria que aparecem ambos
b) Olavo Bilac é tradicionalmente considerado um dos mais importante representante do parnasianismo. apesar disso, pode-se constatar que o poema "a pátria" não segue rigidamente os pressupostos da estética parnasiana. comente, com sua próprias palavras, tal afirmação
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A) A nação pode ser determinada por questões das terras demarcadas, definido geograficamente, porém o texto também agrega um outro sentido, de união entre os países como sendo uma nação, em que questões geográficas não devem ser mais determinadas.
Sobre a pátria podemos determinar de acordo com os elementos que nos faz iguais, pertencentes a um mesmo lugar, com um orgulho e sentimento de pertencimento.
B) O parnasianismo apresenta uma linguagem culta e objetiva, com grandes aspectos positivistas e também relacionados a ciência, sendo poemas realistas, mas sem a necessidade de bases específicas. Diferente do poema "a pátria" que apresenta questões sentimentais.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás