a)
A linha do Meridiano Celeste Local está sempre sobre a constelação do Cruzeiro do Sul.
b)
O Sol sempre é observado sobre o Equador Galáctico.
c)
Para o observador do Rio de Janeiro, em algum momento do dia toda a constelação do Cruzeiro do Sul fica abaixo da linha do horizonte.
d)
A estrela que representa o Distrito Federal na bandeira do Brasil pertence à constelação do Octante, a qual está sempre acima do horizonte.
e)
Na figura, prolongando-se os segmentos de retas das bordas de qualquer constelação (“cercadinho”) elas se interceptam no PCS.
QUAIS SÃO VERDADEIRAS E QUAIS FALSAS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A. VERDADEIRA.
B. FALSA.
C. FALSA.
D. FALSA.
E. VERDADEIRA.
O sistema Equatorial de Coordenadas é um instrumento de medida astronômica para estudo dos corpos celestes da Via Láctea. Ele depende apenas da região delimitada pelo observador, pelas coordenadas por ele estabelecidas, logo não passa sempre pelas mesmas constelações, nem a linha do Equador Galáctico e nem o Meridiano Celeste Local. A única referência presente é o Sol, que é sempre observado do Equador Galáctico.
Para estudo de corpos celestes foi criado um sistema que auxilia a localização comparada dos corpos celestes, existindo um centro galáctico e linhas semelhantes as coordenadas geográficas do nosso planeta.
Há longitudes e latitudes galácticas, meridianos e linhas como a do equador, todas elas se dão por uma semelhança de triângulos usando o Sol de referencial.
Veja também sobre medidas astronômicas em: https://brainly.com.br/tarefa/29668706