a) a dependência tecnológica dos países do hemisfério sul vem se reduzindo de forma cada vez mais rápida.
b) houve grande melhoria social e extinção de problemas como a fome nos países do hemisfério sul.
c) o crescimento econômico mundial é cada vez menos desigual graças ao processo de globalização.
d) a expansão transnacional proveniente do hemisfério norte erradicou o desemprego no hemisfério sul.
e) a maior parte das vantagens, como a melhor qualidade de vida, encontra-se nos países do hemisfério norte.
Soluções para a tarefa
A tirinha apresenta o hemisfério norte maior do que o hemisfério sul. Podemos interpretar essa diferença de tamanho como a desigualdade que temos entre os dois hemisférios. Países do norte apresentam um grau maior de desenvolvimento de comparado aos países do sul.
Resposta:
RESUMO
O título do artigo refere-se a três conjuntos de questões fundamentais e controvertidas, não resolvidas entre os cientistas sociais, para não falar dos cidadãos sociais. Duas delas são basicamente conceituais e teóricas, a outra é, ao mesmo tempo, conceitual e empírica.
Em primeiro lugar, o que é globalização? De que forma devemos conceitualizá-la? Em segundo, que tipos de desigualdade podem ser identificados e quais são os mais pertinentes? E, em terceiro lugar, que tipos de processos geram a desigualdade global que estamos observando e vivenciando?
Não podemos esperar encontrar uma resposta direta para qualquer dessas perguntas, já que nenhuma delas a tem. Os objetivos deste artigo são o de contribuir para o esclarecimento das alternativas, bem com de eventuais implicações para a sua adoção, propor uma determinada abordagem conceitual-analítica e apresentar argumentos empíricos para uma abordagem multifacetada sobre a geração de desigualdade no mundo. A globalização e a desigualdade são duas encruzilhadas das ciências sociais e da filosofia social, abordadas aqui pelo autor a partir de sua formação como sociólogo e cientista polí