a) A autora elenca quatro ideias centrais sobre a história da África contemporánea que devem ser reiteradas. Identifique-as e descreva-as de forma resumida.
b) Releia o primeiro parágrafo. Em seguida, explique e justifique a importância da primeira ideia levantada pela autora para a compreensão da história da África contemporânea.
c) Identifique e explique as consequências da segunda ideia levantada pela autora.
Soluções para a tarefa
a)As quatro ideias centrais identificadas pela autora sobre a história da África são:
- O reconhecimento da historicidade dos povos africanos: o continente sempre foi marcado por intensas trocas comerciais com a Europa e com a Ásia, além da região sofrer a grande influência dos povos mulçumanos que ocuparam regiões do norte do terrritório, pois sempre foi uma região de grande importância geopolítica;
- Antes da chegada dos europeus a África era formada por grupos primitivos: o continente sempre foi rico em diversidade de organização política, onde estavam presentes diversas estratificações sociais, presentes também em outras regiões do mundo.
- A ideia de rigidez das fronteiras do território africano realizada pelos europeus: a rigidez de demarcação das fronteiras não levou em consideração a importância da organização política e social e africana, antes da chegada dos colonizadores, desestruturando a organização já existente no território, formado anteriormente por impérios, reinos e estados.
- A ideia das várias formas de resistência à invasão do território pelas potências europeia: os movimentos de resistência passaram a serem visto sob uma perspectiva racial, o que traz até os dias atuais discriminação e preconceito para com os negros em todo o mundo.
b)A ideia levantada no primeiro parágrafo faz referência a historicidade dos povos africanos destacando a sua importância no comércio com outros continentes.
Essa é uma ideia importante porque há um grande desconhecimento sobre as atividades produtivas que os povos africanos realizavam em seu continente, onde existe uma falsa ideia de que oa África era uma região isolada do restante do mundo e fechada dentro de suas próprias estruturas sociais.
Os africanos sempre estiveram presentes no comercio internacional vendendo e comprado e comprando produtos dos demais povos europeus e asiáticos.
c)A segunda ideia defendida pela autora faz referência ao fato de que o continente seria formado por uma série de indivíduos considerados inferiores e por serem povos “primitivos” e de organização tribal.
As consequências dessa ideia trazem mais preconceito por parte do restante do mundo para os povos africanos.
Isso ocorre porque essas ideias fazem com que o continente seja percebido pela maioria das pessoas como uma região marcada por conflitos e pela miséria, porque há o conceito errôneo de que o continente é habitado por povos que são considerados ignorantes e sem organização.
A África nos dias atuais
Embora a África seja vista como um continente marcado atualmente pela miséria, pobreza e conflitos essa não é a realidade de todos os países do continente.
A África que no passado também já se destaca pelas trocas comerciais, possui algumas regiões de países como a Nigéria, África do Sul, Angola, Quênia e Argélia se destacam no desenvolvimento econômico regional do continente.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a história da África contemporânea em:https://brainly.com.br/tarefa/45994490
#SPJ1