"A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. No dia 6, elas trouxeram o rei e obrigaram-no a residir em Paris.(...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco.A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru.(...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: "Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!" (Jules Michelet. "História da Revolução Francesa", 1989.) Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar: *
a) o povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.
b) a Assembleia havia assinado a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e o povo acreditava que o rei era seu aliado para resolver o problema da circulação de cereais.
c) os revolucionários estavam negociando com o rei a assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma República na França.
d) o rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise econômica.
e) o rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de proteger a nobreza dos ataques do povo.
Soluções para a tarefa
No momento da Revolução Francesa o clima era de muitas tensões em todos os âmbitos da sociedade. Uma das grandes causas era a fome, e a insegurança alimentar com a crise dos cereais. Mesmo com a insatisfação popular com o rei, o povo ainda acreditava que ele poderia resolver o problema da circulação dos cereais.
Alternativa correta: B)
A alternativa está correta pois:
Com a Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão, que firmava entre todos os homens a igualdade perante a lei, o direito à propriedade e de resistência à opressão, o povo acreditou que haveria uma diminuição da desigualdade e a melhor circulação dos cereais.
Porém a concordância, com as exigências da Assembleia Legislativa, de Luís XVI, era apenas aparente para se manter no poder sem mais problemas, e não para atender aos interesses do povo ou mesmo da burguesia.
Por que as outras estão erradas?
- Alternativa A
A sociedade da França nessa época se dividia em 3 estados:
- Primeiro Estado: Clero
- Segundo Estado: Nobreza
- Terceiro Estado: Povo (liderados pela burguesia junto com as camadas populares urbanas e rurais)
- Alternativa C
O Antigo Regime era baseado no direito de Deus para o Rei governar, sendo assim, Luís XVI nunca negociaria para entregar seu trono.
- Alternativa D
O rei só passa a ser visto como inimigo a partir de 1792, onde mostra que tem intenção de tomar o poder novamente e começa receber apoio do Reino da Áustria e da Prússia. Com isso o povo invade o palácio de Tulherias e ordena à Assembleia Legislativa a prisão do rei.
- Alternativa E
Conforme iam se concretizando as medidas revolucionárias o rei Luís XVI tenta fugir mas é capturado em Varennes, onde é suspenso de suas funções.
Saiba mais sobre "Revolução Francesa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2655336