Filosofia, perguntado por daniellycaetanobr, 10 meses atrás

a
2) Por que injustiça epistêmica pode causar
desumanização de pessoas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por miisoto09
0

Resposta:

Segundo ele, há duas leituras: uma inclusiva, que para o movimento significa que vidas negras importam (também); e outra exclusiva, que os opositores interpretam como (apenas) vidas negras importam. De acordo com Luvell, a segunda interpretação provoca injustiça epistêmica.

A intenção de Luvell, bem como a minha, é mostrar como o problema estrutural do preconceito racial, que mata pessoas negras, está relacionado a outro tipo de injustiça: a epistêmica. Ainda de acordo com Luvell, no ano de 2014 mais de 100 pessoas negras desarmadas foram assassinadas por policiais nos Estados Unidos. No Brasil, dados recentes mostram que no ano de 2019 5. 804 pessoas foram mortas pela policia. Rio de Janeiro (885 morte), São Paulo (867) e Bahia (716) são três exemplos de Estados em que as polícias são altamente letais.

O problema é maior porque além de matarem os corpos negros, matam também suas capacidades e potencialidades epistêmicas. Garotos ou garotas negras são mais prejudicados do que garotos e garotas brancos por nossas práticas epistêmicas, pois, desde as condições de moradia, saúde e alimentação, passando pela segurança e necessidade de trabalhar até o acesso à informação de qualidade, aqueles são abatidos pelo poder social. De acordo com Miranda Fricker, há uma forma muito específica de poder social que age sobre as pessoas e seus processos de formação de juízos. Ela chamou de poder identitário.

O poder identitário está atrelado a formas vivas no imaginário social a partir das quais as pessoas acabam julgando, avaliando, rotulado e estereotipando. O poder identitário cumpre duas funções importantes na sociedade: uma função tem relação com os estereótipos de preconceito que interferem nos julgamentos de credibilidade, quer dizer interferem na maneira como uma pessoa é percebida no que tange à sua capacidade de produzir conhecimento (o agente epistêmico); outra função tem relação como a percepão se percebe e como constrói sua própria identidade (vida psíquica e personalidade isso envolve baixa autoestima e baixa confiança epistêmica em si mesmo e grupos de referência).

Uma das formas de injustiça epistêmica destacada por Fricker no livro Injustice Epistemic and Power and Ethics of Knowing, de 2007, é a injustiça hermenêutica. Esse tipo de injustiça ocorre quano há uma lacuna conceitual na estrutura social, impedindo o falante de dar sentido e significado às suas vivências (Fricker dá o exemplo do termo assédio sexual: uma mulher nos anos de 1920 não teria como conferir significado ao que hoje chamamos de assédio sexual porque não havia uma palavra para descrever isso).

Explicação:

foi isso que achei sobre espero ter ajudado, bons estudoss :)

Perguntas interessantes